Justiça e direitos fundamentais são tema de prêmio de jornalismo da OAB-BA

A OAB da Bahia lançou, na tarde da última quinta-feira (23/04), o prêmio de jornalismo Barbosa Lima Sobrinho. Criado há alguns anos pela seccional baiana e reativado em 2015, através da Resolução Nº 001/15, do Conselho Pleno da Ordem, o concurso, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento da atividade jornalística no Estado, premiará os melhores trabalhos produzidos sobre o tema “Justiça e Direitos Fundamentais", no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014. Durante lançamento, foram apresentados o edital, as categorias e as regras do prêmio, desenvolvido em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho e cuja inscrição segue aberta até o dia 1º de junho, na Sala de Protocolos da OAB-BA.
“Nós estamos reativando essa premiação, que já existia há alguns anos, em homenagem a Barbosa Lima Sobrinho, um nome que tem uma forte ligação com o jornalismo e, também, com a advocacia. Poderão participar do concurso jornalistas profissionais, radialistas e repórteres fotográficos, portadores do registro profissional, que tenham divulgado trabalhos em emissoras de rádio e televisão, sites ou na imprensa escrita, na Bahia, tratando sobre temas relacionados à Justiça e aos direitos fundamentais”, destacou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, Eduardo Rodrigues, responsável pela apresentação do prêmio no lançamento.
“A OAB já tinha esse concurso e resolvemos reeditá-lo. Na verdade, este é o reconhecimento da importância do jornalismo na Bahia, é o compartilhamento daquilo que a gente acredita: paixão, coragem e esperança. E, apesar da nossa preocupação com o que vem acontecendo com alguns jornalistas, de serem processados, vejo a função deles como essencial às liberdades democráticas. Então esse prêmio também é um incentivo para que a classe mantenha-se firme na trajetória da defesa daquilo que acredita e, sobretudo, na possibilidade de bem informar a sociedade, para que esta retome os seus caminhos”, destacou o presidente da OAB-BA, Luiz Viana.
Para a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), Marjorie da Silva Moura, a “importância do prêmio é ainda maior neste momento, considerando o atual cenário do jornalismo no Brasil”: “Vivemos, no país, e, aqui, na Bahia, mais especificamente, um processo de judicialização do nosso trabalho, de cerceamento do direito de imprensa, através de processos individuais. Então é muito importante a promoção de iniciativas que busquem destacar o valor de ser jornalista, como uma forma de reconhecimento da importância da nossa profissão para a sociedade”, afirmou.
O presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro, também falou sobre as dificuldades enfrentadas pela classe e destacou a importância do prêmio: “Este é um concurso que traduz um reconhecimento ao trabalho que a imprensa desenvolve, trabalho que, no atual contexto, é essencial para a mudança da nação. Fatos políticos, por exemplo, são denunciados normalmente pela imprensa, com a cobertura do julgamento dos réus. O Brasil não vai bem sobre o aspecto econômico e político, daí a importância de se lutar pela busca da verdade e por uma sociedade mais limpa. E, por se tratar da OAB, que é uma das instituições de maior credibilidade do país, é lógico que esse prêmio terá um realce muito grande. Esperamos poder contar com a adesão massiva dos nossos colegas jornalistas”, destacou.
Além de Rodrigues, Viana, Moura e Pinheiro, participaram da cerimônia o vice-presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira, a secretária-geral, Ilana Campos, o conselheiro federal André Godinho e o conselheiro seccional Gustavo Moris, além de representantes de rádios, TVs, jornais impressos e sites baianos.
Mais informações sobre edital e inscrições:
Prêmio de Jornalismo
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)