Publicada em 04/12/2017

Luiz Viana defende fim da cláusula de barreira em entrega de carteiras

Seccional

O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, defendeu o fim da cláusula de barreira, durante cerimônia especial de entrega de carteira a 222 advogados, na manhã desta segunda-feira, nas Dorotéias. O apoio de Viana vem após o Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da Bahia (CCJA) pleitear, durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo, uma reforma legislativa para pôr fim à cláusula, que impede os jovens advogados de se lançarem candidatos nas eleições da Ordem.

“De antemão, quero dizer que apoio o fim da cláusula, porque estar no conselho não é a mesma coisa que estar na diretoria. Os jovens advogados têm o direito e a competência de ajudar na administração da Ordem”, pontuou Viana.

Ainda em seu discurso, o presidente da OAB-BA destacou a importância do CCJA para os advogados recém-formados. “O Conselho da Jovem Advocacia é um lugar mágico que a gente criou, fazendo com que, pela primeira vez, a OAB tivesse um órgão para cuidar e traçar uma política para a jovem advocacia”, ressaltou.

Com discurso emocionado, o ex-presidente da OAB-BA e professor Thomas Bacellar, orador da cerimônia, falou sobre a sensação de rever seus alunos. “Foi com muita emoção que ensinei e dei a carteira a advogados, que hoje vejo com seus filhos e netos aqui”, disse.

O advogado Clébson Matos destacou sua felicidade em receber a carteira. “Esse é um momento único, porque a luta foi árdua. Passei por diversos momentos difíceis, como a perda da minha mãe, para quem prometi essa carteira. Por isso me emocionei na cerimônia, porque me lembrei da imagem dela e de sua alegria em me ver crescer no mundo jurídico. Graças a Deus, eu venci”, comemorou.

Além de Viana e Bacellar, participaram da mesa alta da cerimônia a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, o secretário-geral adjunto da seccional, Pedro Nizan Gurgel, o magistrado Eduardo Carvalho e o ex-conselheiro da OAB-BA Adilon Borges.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados