Luiz Viana é homenageado pela OAB-SP em clima de união e defesa da democracia

O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, foi homenageado pela diretoria da OAB de São Paulo na manhã desta segunda-feira (20), na capital paulista, por sua contribuição à trajetória da Ordem e à advocacia em todo o país. Viana recebeu das mãos do presidente Marcos da Costa a Comenda do Mérito da Advocacia paulista, láureas de agradecimento e a medalha comemorativa dos 85 anos da OAB-SP. A homenagem aconteceu durante sessão do Conselho Seccional da OAB-SP. Também receberam a honraria o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento Cordeiro, e os presidentes das Seccionais do Espírito Santo, Homero Junger Mafra, e de Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte.

O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, destacou a importância dos esforços conjuntos das seccionais, sob a liderança do presidente nacional da OAB Claudio Lamachia e sua diretoria, para a concretização de importantes iniciativas, como três recentes alterações feitas no Estatuto do Advogado que garantiram mais uma prerrogativa profissional – a presença do advogado nas investigações –, a criação da sociedade unipessoal de advocacia e a suspensão de prazos para advogadas que tiverem filhos.

“Essa é uma sessão histórica”, disse Marcos da Costa. “Todas as reuniões do conselho Secional têm sua relevância e momentos de registro histórico. Mas essa se inicia de forma muito festiva, com a alegria de receber, entre nós, lideranças de Ordem que unem forças e atuam em diferentes regiões do território nacional”, completou.

Para o presidente Luiz Viana, a homenagem sela uma amizade de longa data entre as duas Secionais, que contam com o mesmo tempo de atuação. A OAB da Bahia também completa 85 anos em abril próximo. “São mais de oito décadas marcadas por lutas, conquistas, avanços e retrocessos – porque recuos são parte da vida humana – mas, sobretudo, por conquistas. Muitas delas obtidas em nível nacional, lideradas por São Paulo, e nas quais sempre estivemos lado a lado”, afirmou. Luiz Viana destacou outros pontos que considera fundamentais para a pauta da Ordem, como a eleição direta para presidente nacional da OAB, o avanço da tecnologia e seus efeitos para o campo da advocacia, sobretudo falta de trabalho porque tecnologia desemprega; além de temas de pauta nacional para os quais a entidade é chamada pela sociedade a se manifestar.

Em seu discurso, Luiz Viana afirmou que o país se encontra tal qual uma biruta, que não sabe qual é a direção a seguir e depende de onde o vento sopra. “Com a  política, especialmente os governantes, totalmente desacreditada, e a sociedade civil sem conseguir se organizar adequadamente para o diálogo com a sociedade política, estamos sem direção”, avaliou.

Luiz Viana foi muito aplaudido quando criticou a forma açodada e antidemocrática como as reformas trabalhista e da previdência, que não passaram pelo escrutínio popular através do voto, estão avançando no Congresso Nacional. “É preciso legitimar as reformas através de uma discussão política séria, com a sociedade política”, afirmou.

Viana conclamou os dirigentes da OAB para a realização de um grande esforço, - um pacto pelo Brasil, “com a Ordem  liderando ou contribuindo, através de uma mesa da sociedade civil, na multiplicidade daqueles que compõem a sociedade civil, para um consenso mínimo, e depois sentar na mesa com a sociedade política para outro consenso mínimo. Essa é a proposta que nós temos que levar para o Brasil” afirmou. “A meu juízo o consenso mínimo, por enquanto, é chegar em paz em 2018 para que as urnas possam legitimar um novo governo para fazer um projeto de desenvolvimento nacional que nós estamos perdendo” completou Viana.

Ao final, emocionado, Viana disse que "quando o coração transborda e olho para a OAB de São Paulo vejo um gigante, Marcos da Costa, o gigante acolhedor". E terminou recitando Rabindranath Tagore: quando o horizonte é tomado pela escuridão, tenho a firme esperança, que o cintilar do encontro de nossos olhares produzirá o incêndio que iluminará o nosso futuro!

Além da diretoria, conselheiros seccionais  e presidentes de subseções da OAB-SP, a homenagem contou com a presença da vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão; do secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel; da diretora tesoureira Daniela Borges; dos conselheiros federais Fabrício Castro Oliveira e André Godinho; do conselheiro seccional da OAB-BA e presidente da ABA, jorge Lima; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Augusto Coutinho, e do presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) Jose Horácio Rezende Ribeiro. Fonte: Com OAB-SP