Notícias

Mais cinco sedes de subseções da OAB da Bahia têm obras iniciadas

Publicada às 14h35 do dia 14/11/2014
Atualizada às 13h40 do dia 17/11/2014


Segue a todo vapor no mês de novembro o Plano de Reformas, Construções e Aquisições de Sedes, em execução pela OAB da Bahia, que vai garantir sedes próprias para todas as subseções no estado. Além de Ilhéus, já contemplada, mais sete subseções receberão sedes novas: Bom Jesus da Lapa, Irecê, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso,  Santo Antônio de Jesus, Serrinha. Enquanto outras seis sedes passarão por amplas reformas: Alagoinhas, Guanambi, Ipiaú, Porto Seguro e Senhor do Bonfim.

Entre os dias 5 e 13 de novembro mais quatro subseções tiveram assinadas as ordens de serviço para início das obras: Ipiaú, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Bom Jesus da Lapa. O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, revelou seu contentamento com o andamento do plano. “Estes têm sido dias de muita alegria e nós todos estamos irmanados neste propósito de dotar todas as subseções de sedes dignas, para que sirvam a um só tempo para proteção e defesa dos advogados e nossas prerrogativas e para servir à cidadania. Eu espero que cada nova sede da OAB no interior seja uma nova Casa das Liberdades, para que possamos estar juntos nós, advogados, e a cidadania” declarou.

Luiz Viana destaca ainda os benefícios que as novas sedes trarão para os advogados e a sociedade civil. “Uma sede digna, como estas cujas obras estão sendo iniciadas, vai permitir que os advogados possam ter um ambiente com o sigilo necessário para as conversas que eles precisarem ter com seus clientes, ao mesmo tempo um local para que se encontrem, para que possam traçar estratégias de atuação da OAB e sobretudo um lugar que seja um porto seguro para que nós advogados possamos chegar e partir e também um farol para iluminar os caminhos a seguir” E completa: “Eu espero que estas novas sedes sirvam bem aos advogados e às comunidades”.

O vice-presidente da OAB da Bahia, Fabrício de Castro Oliveira, ressaltou a importância do planejamento e do cumprimento das ações. “É muita alegria para nós ver que estamos efetivamente cumprindo as metas estabelecidas ainda durante a campanha e no início da gestão. Nestes dois primeiros anos nós tivemos a oportunidade de fazer um planejamento, de fazer um projeto que contemplasse todas as subseções, em suas necessidades de construção ou reforma. E agora, no final deste ano e início do outro, nós estamos começando todas as obras” afirmou.

Com estrutura leve e arrojada, as novas sedes das subseções da OAB refletem conceitos e valores fundamentais para a Ordem. "A arquitetura traduzindo o conceito da transparência da instituição OAB. Então isto está presente através do uso do vidro e além disso, evidentemente, questões ligadas à sustentabilidade, presente no programa como reaproveitamento de água, o uso racional da energia, a presença da iluminação natural, que são valores preconizados também pela instituição", explica o arquiteto Adriano Mascarenhas, responsável pelos projetos.

Bom Jesus da Lapa - Na tarde desta quinta-feira (13) , a presidente da subseção de Bom Jesus da Lapa, Sandra Regina Xavier Dourado Silva, esteve no gabinete da presidência da OAB da Bahia, em Salvador, onde foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de construção da sede da subseção, que estavam paradas há sete anos.

Acompanhada pelo diretor tesoureiro Luiz Carlos Vieira de Souza e pelo conselheiro seccional Edvaldo Ramos de Araujo, Sandra Regina foi recebida pelo presidente da OAB da Baia, Luiz Viana, e pelo vice-presidente Fabrício Oliveira.

Sandra Regina agradeceu a Luiz Viana pela sede própria. “É de grande importância, é muita alegria a gente estar vivendo um momento como esse. A gente já estava até desacreditada que ia conseguir terminar nossa sede, mas Dr Luiz deu um grande passo agora, dando início a essa obra pra gente. Já vimos o projeto, está tudo muito bonito, muito bem feito, os advogados lá estão ansiosos pela inauguração e estamos todos agradecidos. Foi uma obra que ficou sete anos parada. A subseção estava meio abandonada, estávamos meio esquecidos, então Dr Luiz chegou e agora deu uma olhada pra gente e graças a Deus estamos aí concretizando esse início de obra", declarou.

Ela também comentou a importância da sede para os advogados de Bom Jesus. "Vai ser muito bom, primeiro pela localização. Fica ao lado da Justiça do Trabalho, ao lado do Fórum, ao lado de colégios, então para os advogados vai ser muito bom ter um ponto de apoio, porque o ponto de apoio hoje nosso é na sala do Fórum. Tudo é dentro da sala do Fórum. Então chega a hora em que o Fórum tem que fechar e a gente tem que sair, não pode continuar os trabalhos. Então agora, até mesmo para os cursos da ESA, e outras palestras que a gente precise ter, os advogados poderão usar os computadores, as salas de atendimento a clientes, isso tudo vai ser disponibilizado agora na nossa sede", revelou.

Para o diretor tesoureiro da subseção, Luiz Carlos Vieira de Souza, a nova sede "representa a realização de um sonho de nós advogados da subseção de Bom Jesus da Lapa. Nós tínhamos apenas uma sala pequena no Fórum. Um espaço restrito com horário restrito para usarmos. Com a conclusão da nova sede, cuja a obra estava parada a sete anos, nós teremos salas independentes para os advogados, um auditório para cursos e palestras, para nos reciclarmos no nosso próprio espaço, na hora que nós determinarmos" E completou: "Nós queremos agradecer aqui e parabenizar o nosso presidente Luiz Viana pela iniciativa, porque nós fomos postergados por sete anos. E agora essa sede será um divisor de águas para nós".

Segundo o conselheiro seccional Edvaldo Ramos de Araújo, "é significante a assinatura desta ordem de serviço para nós, para a advocacia de Bom Jesus da Lapa, e eu falo como conselheiro e como ex-presidente da subseção, onde atuei por 21 anos. Tínhamos uma subseção criada, mas não instalada” “E agora Dr Luiz Viana esteve lá e assumiu esse compromisso conosco de concluir a construção da sede da OAB de Bom Jesus da Lapa” ressaltou.

Senhor do Bonfim - Na segunda-feira (10), foi a vez da OAB de Senhor do Bonfim ficar mais próxima do sonho de oferecer uma sede digna aos seus associados.  O presidente da subseção, Cícero Alberto Filho, acompanhado por integrantes de sua diretoria, esteve no gabinete da presidência da OAB da Bahia, em Salvador, onde foi recebido pelo presidente Luiz Viana e o vice Fabrício, para a assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma de sua sede no interior do estado.

"Como nós não tínhamos sede, tínhamos apenas uma sala que funcionava na Justiça do Trabalho, agora o trabalho dos advogados, o trabalho da advocacia vai render mais” afirmou o presidente Cícero.

Segundo o diretor tesoureiro Henrique Bonfim, a sede própria “era um sonho antigo de todos os advogados que fazem parte da subseção, que vinha se arrastando a várias e várias gestões” “Entra presidente, sai presidente, e a gente nunca conseguiu. Com Dr Luiz Viana, em menos de um ano a gente já conseguiu isso”.

"Nós passamos a ter agora uma referência: a sede. Nossas reuniões, tudo que a gente puder fazer pela categoria a gente vai fazer na nossa sede", destacou a secretária adjunta Thyara Bulhões.

Santo Antônio de Jesus -  No dia 6 de novembro, o vice-presidente da OAB da Bahia, Fabrício Oliveira, esteve em Santo Antônio de Jesus para participar do lançamento da pedra fundamental da sede própria daquela subseção. O evento, que marcou o início do processo de construção da nova Casa das Liberdades no município, contou com um coquetel na sala da OAB no Fórum Des. Wilde Oliveira Lima, às 17h, e com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras.

O presidente da subseção de Santo Antônio de Jesus, Batista Júnior, agradeceu ao presidente Luiz Viana e ao vice-presidente Fabrício e a toda a diretoria da OAB-BA pelo compromisso cumprido. “Luiz Viana fincou, ainda em 2012, um compromisso com os advogados desta subseção. E nós achamos por bem apoiá-lo, tendo em vista que o momento de ‘pires na mão’com certeza iria acabar, e que nós não iríamos mais mendigar impressoras, computadores, porque nosso presidente realmente prioriza, em sua gestão, o interior” revelou.

Para o conselheiro seccional Sebastião Lima, “a nova sede vai engrandecer muito não só a Santo Antônio de Jesus, mas também as cidades circunvizinhas” A ex-presidente da subseção, Lia Barroso, se mostrou muito satisfeita “por saber que num prazo muito curto teremos a nossa sede” “Todos os advogados de Santo Antônio de Jesus e região estão muito felizes” completou. O evento contou com a presença de advogados de toda a região.
 
Ipiaú - Na quinta-feira, dia 5 de novembro, em Ilhéus, o presidente da OAB da Bahia Luiz Viana Queiroz, acompanhado pelo vice-presidente Fabrício de Castro Oliveira, assinou ordem de serviço para reforma da sede da Subseção de Ipiaú.

"É um sonho de varias gerações de advogados se realizando nesta data, todos estamos felizes e agradecidos ao presidente Luiz Viana, sua diretoria e ao conselho estadual", declarou o presidente da OAB de Ipiaú, Genivaldo Santana Lins.

Participaram da cerimônia o presidente da subseção de Ilhéus, Marcos Flávio Rhem, e o conselheiro seccional Carlos Alberto Medauar, que assinaram o documento como testemunhas, além do vice-presidente da OAB de Ipiaú, José Eduardo Andrade Pires. Porto Seguro - Com projeto aprovado e recursos já assegurados pelo Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA/CFOAB), a subseção de Porto Seguro aguarda o início das obras de reforma e ampliação de sua sede, cuja inauguração deve acontecer em março de 2015, durante a I Conferência Nacional do Jovem Advogado,  promovido pelo Conselho Federal da OAB e que deve reunir em Porto Seguro nove mil profissionais em início de carreira na advocacia. O presidente da subseção, José Arruda de Amaral, agradeceu aos presidentes da OAB da Bahia e do CFOAB. "Em nome da subseção de Porto Seguro agradeço ao presidente Luiz Viana pelo cumprimento da promessa feita no ano passado, quando foi requerida uma verba para reforma e ampliação da nossa sede, bem como ao presidente nacional Marcus Vinicius Furtado Coêlho e ao presidente do FIDA, Felipe Sarmento, pelo atendimento ao pleito", declarou Arruda. " Ilhéus - Mais antiga subseção do estado, Ilhéus foi a primeira a receber a sua sede própria. Uma ampla casa, na Rua 14 de Agosto, no bairro Cidade Nova, a menos de 200 metros do Fórum, adquirida com recursos do FIDA em 2013 e totalmente reformada. A inauguração da sede, na noite de abertura da Conferência Estadual dos Advogados, em 28 de agosto de 2014, pôs fim a uma espera de 79 anos e cumpriu um compromisso assumido pelo presidente Luiz Viana, ainda em 2012, com a advocacia de Ilhéus. Fotos: Angelino de Jesus/OAB-BA