Notícias

Mês do Meio Ambiente: exposição marca início do "Calendário Verde" da OAB-BA

Um "Calendário Verde" foi lançado pela OAB da Bahia na última segunda-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente. Desenvolvido pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da seccional, a iniciativa tem como proposta promover ações relativas ao Mês do Meio Ambiente na OAB-BA.

A programação começou com uma exposição coletiva de fotos da Confraria Fotográfica, intitulada "Multiverso Bahia", sobre o patrimônio cultural material e imaterial do estado. Aberta nesta segunda-feira (05/06), a exposição está em exibição na Feira de Sustentabilidade do Judiciário Baiano, sede do TJBA, no CAB, e prossegue até sexta-feira (09/06).

“Este é um trabalho muito importante, que busca firmar o apoio da OAB-BA à cultura, arte e religião em Salvador e outras cidades. Esperamos que essa iniciativa seja propagada em outras seccionais da OAB, para que a Ordem não apenas fique restrita à questão da proteção do ambiente natural, mas, sobretudo, que valorize outras variantes do Direito Ambiental, como a cultura, arte e religião”, disse a presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da OAB-BA, Roberta Casali.

Com opinião semelhante, a integrante da comissão Kellyane Morais e a presidente da Confraria Fotográfica, Luzinete Martinez, afirmaram que a exposição é importante para “chamar a atenção da sociedade para a cultura baiana”. “Muita gente ainda a desconhece. Por isso precisamos divulgá-la incansavelmente”, destacou Martinez. Gilberto Lyrio Pimenta, integrante da comissão, também participou da abertura da exposição.

Até o final do mês, outras atividades estão previstas no “Calendário Verde” da OAB-BA, como o almoço por adesão "Descobrindo Novos Sabores", no restaurante Dona Mariquita, no Rio Vermelho, em 09/06; uma ação ambiental com 150 crianças da comunidade de Nova Brasília, em 10/06; e o lançamento da campanha da Ecofont, para estimular os advogados a usarem uma fonte de escrita mais econômica do ponto de vista ambiental, em 12/06.

Também serão realizados um Compêndio Ambiental Jurídico, que vai disponibilizar, no site da OAB-BA, uma seleção de leis ambientais de nível nacional, estadual e municipal para fins de visitação, estudo e download, em 14/06; e, encerrando a programação, o seminário "A Demarcação dos Terrenos de Marinha", que acontece dia 20/06, das 14h às 18h, no auditório da OAB-BA.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)