Mesa Permanente discute deflagração de greve pelo SINTAJ

Mais uma reunião da Mesa Permanente de Articulações do Judiciário Estadual foi realizada na manhã desta terça-feira (21/07), na Sala das Comissões, no Fórum Ruy Barbosa. Coordenada pelo vice-presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira, a reunião teve como destaque a discussão sobre a deflagração da greve do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ), marcada para esta sexta-feira (24/07).

Na pauta de reivindicações apresentada pelo sindicato, estão a elaboração do plano de cargos e salários pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, a participação do sindicato no planejamento e execução orçamentária, reposição inflacionária, correção da tabela do plano de cargos e salários, progressão funcional dos servidores e adequação das instalações de primeiro grau para atendimento ao público: “Nós só estamos pedindo o que a lei nos garante”, declarou a coordenadora de finanças do SINTAJ, Ana Lúcia Penalva.

Reconhecendo como justas as reivindicações, Fabrício e os demais representantes da mesa colocaram-se à disposição do sindicato, na tentativa de que seja encontrada uma “solução menos radical que a greve”: “Embora seja um instrumento legítimo, essa paralisação pode prejudicar a população. Por isso, nos prontificamos a tentar, junto ao SINTAJ, encontrar outros caminhos que atendam a essas reivindicações. Eu sei que é difícil ser interlocutor, quando não há interlocução, mas nós queremos ajudar o sindicato a buscar outras soluções, nem que tenhamos que recorrer à Assembleia ou ao próprio governador”, explicou Fabrício de Castro.

Além de Fabrício e de Ana Lúcia, participaram da mesa o representante do Ministério Público do Estado da Bahia Valmiro Macedo, o coordenador-geral do SINTAJ, Antonio Jair Batista Filho, a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, Ariana Wanderley, e a representante da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Mônica de Paula Aragão.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)