"Não defendemos partido político", diz Fabrício Castro em posse de comissões

O papel da OAB da Bahia na defesa dos valores constitucionais foi destaque no discurso do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, durante solenidade de posse de comissões.  Na cerimônia, realizada nesta segunda (27/05), no auditório da entidade, Fabrício afirmou que o dever da Ordem é assegurar valores como a democracia e a dignidade da pessoa humana, sem tomada de posicionamento político.
"Nesse momento difícil em que o país se encontra, ainda dividido, a OAB e suas comissões têm como missão defender a estabilidade do país e a advocacia. Não é função nossa defender partido político nenhum", pontuou.
Ainda no discurso, o presidente da OAB-BA falou sobre o aumento do número de comissões e de seus membros, uma das suas plataformas de campanha. "Desde sempre, destaquei a importância da participação de mais advogados nas comissões, que são o coração da OAB. É lá que nascem as grandes discussões, e por isso quero estimular ainda mais colegas a participarem do nosso sistema", ressaltou.
O subcoordenador das Comissões Permanentes e Especiais, Victor Gurgel, também destacou o aumento do número de advogados voluntários na Ordem. "Já temos, hoje, 72 comissões nomeadas por voluntários, que estão aqui por abnegação, ratificando o compromisso de abertura da Ordem para a classe. A OAB já foi encastelada; hoje não é mais", pontuou.
Em nome dos colegas nomeados, o presidente da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública, Marcos Melo, comparou as comissões a “soldados em batalhas”. "Somos nós que ficamos na linha de frente, representando o trabalho da diretoria e é com o nosso espírito voluntário que poderemos fazer algo pela advocacia", afirmou.
Foram empossadas as Comissões de Esporte; Especial de Proteção ao Rio São Francisco; de Direito Desportivo; Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública; de Propriedade Intelectual; de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia; de Proteção à Criança e ao Adolescente; de Direito Sindical; de Defesa do Meio Ambiente; Especial de Direito Digital; de Precatórios; Especial de Apoio à Advocacia Perante a Justiça Federal e Juizados Especiais Federais; de Juizados Especiais, além da Ouvidoria.     Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)