Navegador do Advogado bate recorde de acessos e visualizações em 2018

Acompanhando a tendência em outros estados, a advocacia baiana se modernizou e sucumbiu à nova era digital. Prova disso são os números da OAB-BA divulgados pelo Navegador do Advogado (NAVADV) em 2018. A plataforma bateu as impressionantes marcas de 3,7 milhões de pageviews (quantidade de páginas visualizadas no navegador) e 1,1 milhão de acessos dos baianos no ano passado.

O número de usuários também impressionou. Foram 25.355 profissionais auxiliados pela plataforma durante o período de 1º/01 a 31/12/2018, o equivalente a cerca de 50% da advocacia do estado. Destes, 64,53% foram mulheres e 35,47% homens, sendo a maior parte com faixa etária entre 25 a 34 anos (29,8%), seguido daqueles com 35 a 44 anos (21,65%), 45 a 54 anos (17,09%), 55 a 64 anos (16,05%), mais de 65 anos (11,53%) e 18 a 24 anos (4,59%).

Entre as cidades, a capital baiana liderou o ranking com 56,21% de usuários, seguida de Feira de Santana 6,78%, Vitória da Conquista 3,39%, Itabuna 2,16% e Lauro de Freitas 2,04%. As demais cidades somaram 29,42% de usuários.

Para o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, os números vão além da modernização da advocacia. “Eles também refletem conquistas importantes pelas quais lutamos nos últimos anos, na gestão do então presidente Luiz Viana, como o fortalecimento da mulher advogada e dos jovens advogados. Essas são bandeiras que continuarão mais fortes do que nunca nessa nova gestão”, enfatizou.

O CEO Bruno Miranda, da Ajuda Direito, empresa responsável pela manutenção do navegador, destacou a importância de estar atento às mudanças do Direito e tecnologia e afirmou que já está trabalhando para, em breve, oferecer novas funções e ferramentas aos advogados e advogadas da Bahia.

Unificação de sistemas

Desenvolvido pela Comissão Permanente de Tecnologia, Informação e Direito Digital da OAB-BA, em parceria com a Ajuda Direito, e lançado em 2017, o Navegador ADV provocou uma grande revolução no dia a dia da advocacia. A ferramenta facilitou o trabalho dos profissionais que não precisaram mais se preocupar com requisitos e configurações computacionais diferentes. Por meio dele, advogados e advogadas passaram a operar todos os sistemas do Brasil.

Em único lugar, o Navegador ADV conseguiu centralizar o PROJUDI, PJE, eSAJ, eDOC e SISDOC, entre outros sistemas de todos os Estados, tribunais de justiça, regionais e federais, incluindo o Java e suas permissões, com certificados digitais integrados.

“O navegador conseguiu reduzir em 90% as demandas da Comissão de Informática Jurídica da OAB-BA e facilitou, também, a vida dos tribunais baianos, pois estes viram diminuir o número de questões técnicas ligadas à informática”, explicou a presidente da Comissão Permanente de Tecnologia, Informação e Direito Digital da OAB-BA, Tamiride Monteiro.

Para quem ainda não baixou o navegador, o download está disponível no link.