Notícias

No Blog TV SAJ: Posse de Diretoria da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, OAB Subseção S.A. Jesus

Por Antonio Mascarenhas/TV SAJ

Realizada, na tarde dessa sexta-feira, 31, na sede da OAB, Sub Seção de Santo Antonio de Jesus e região, a posse da “Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher” da OAB local, numa iniciativa da atual Diretoria, capitaneada por Dr. José Batista de Santana Júnior e que contou com a aquiescência do Presidente da OAB-BA, Dr. Luiz Viana que, diga-se de passagem, vem marcando época a frente dessa instituição representativa.

Compondo a mesa, além de Dr. Batista Júnior, Dra. Andrea Marques (representando o presidente da OAB-BA, Dr. Luiz Viana), Dra. Maria Sampaio Barroso (Dra. Lia) e Dr. Tiburtino Almeida Silva. Dentre os demais participantes, Drs. Cleidivaldo de Almeida Sacramento, Fidélis Sacerdote, Dahilto Moraes Paiva, Rosemeire Barreto Bulhões, Valter Bitencourt, Sebastião Lima e Caroline Leal.

Integram a comissão em epigrafe as advogadas Dorothy Mary Nunes Pinto (OAB-BA 19193), Iêda Coelho Midley (OAB-BA 5786), Gabriele Araújo Pinheiro (OAB-BA 38619), Gizeli da Silva Braga (OAB-BA 33647), Mirelle Souza Costa (OAB-BA 28869) e Dra. Lusia Soares de Brito (OAB-BA 10.506) inerente ao triênio 2013-2015, nomeadas através da Portaria no.0001/2015-GP.

Iniciando os trabalhos, Dr. Júnior Batista agradeceu a todos e, em seguida, abriu espaço para que Dra. Andrea pudesse discorrer acerca da finalidade da instalação da referida comissão, oportunidade em que ela destacou a importância da atuação das advogadas, no contexto do mulher no seio da sociedade, as dificuldades encontradas e as inserções que até então foram feitas pela comissão da qual faz parte na capital do Estado, no que concerne a todo um trabalho de prevenção, através de palestras, seminários, dando, assim, asas ao exercício de cidadania, nessa luta para quebra de paradigmas que tem, ainda, o machismo como epicentro de toda uma situação que, inexoravelmente, pretere direitos.

Dr. Junior, fazendo uso da palavra, destacou a importância da conquista da construção da sede, fundamental para formação de comissões, uma vez que a OAB local não dispunha de um espaço. Graças à iniciativa da classe e com apoio do Presidente Luiz Viana é que esse antigo sonho foi materializado. Assevera que, a partir de agora, a magistratura local poderá, sim, estender seus tentáculos em direção à sociedade. Regozijou-se por tirar a Sub-Seção da "UTI", colocando-a num no lugar que, literalmente, merece.  - Agora estamos começando a andar com nossas próprias pernas, concluiu.

Dra. Dorothy, fazendo uso da palavra, após saudações a todos que se fizeram presentes, enalteceu mais um avanço da OAB-BA, aproveitando o ensejo para ressaltar os relevantes benefícios às profissionais que, no dia a dia, laboram no seio da sociedade, na hercúlea luta para preservação de direitos. A luta contra a discriminação da mulher, no exercício da profissão, será um dos pilares da atuação dessa comissão. Assevera que o princípio da igualdade será observado, nessa constante vigília para garantia dos princípios democráticos. Destacou o papel exercido pela mulher advogada, elencando pilares de sua atuação no seio da sociedade.  Reportou-se aos enfrentamentos, mas a causa supera eventuais embates.

Dra. Lia Barroso, por sua vez, fazendo uso da palavra, parabenizou o presidente da casa pelas conquistas, os colegas  que se fizeram presentes, dentre os quais, os do sexo masculino, bem como Dr. Luiz Viana por estar, deveras,  cumprindo o que prometeu. Ela que é candidata a uma vaga como desembargadora, junto ao Tribunal de Justiça da Bahia. Finalizando, parabenizou as novas empossadas. Concluídos os pronunciamentos, foi oferecido um bouquet de flores à Dra. Andrea e, em seguida, as integrantes da comissão submeteram-se a juramento, de conformidade com o que preconiza o regimento da instituição. Fonte: TV SAJ
Foto: Antonio Mascarenhas/TV SAJ