Notícias

[No lugar de avançar, Justiça involui e se afasta do cidadão

No lugar de avançar, Justiça involui e se afasta do cidadão", diz Fabrício Castro

No dia em que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) decidiu pelo fechamento de 16 comarcas no interior, o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, fez duras críticas ao posicionamento do tribunal. As declarações foram dadas durante solenidades de entrega de carteira a novos advogados e advogadas, realizadas manhã desta segunda-feira (29/07), na sede da seccional.

Em seu discurso, Fabrício lembrou que o TJBA decidiu fechar as comarcas mesmo diante da "grave crise" que atinge o estado. "No lugar de avançar, a Justiça involui e se afasta do cidadão. É esta a realidade que temos hoje. Por isso precisamos ter coragem para enfrentar essa realidade", ressaltou.

Ainda na solenidade, o presidente da seccional falou sobre a importância da união da classe no atual contexto político. "Em um país dividido, no qual um lado não quer ouvir o outro, nós, da OAB, que não temos partido, que defendemos valores, precisamos da advocacia unida para enfrentar todas as adversidades", completou.

O diretor do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) Sérgio Schlang destacou valores que considera fundamentais à profissão. "A advocacia é uma atividade que vive e sobrevive da independência, da coragem, da competência e, sobretudo, da ética, respeitando sempre as legislações, de tal forma que nenhum desses tributos pode estar ausente do profissional", pontuou. 

A conselheira Joana Rego disse que, embora o atual cenário seja "difícil e complexo”, a classe precisa seguir com sabedoria, coragem, buscando sua felicidade. "A felicidade não está no final da caminhada. Ela é o próprio caminho e o que a gente faz dele". 

O presidente da Caixa dos Advogados, Luiz Coutinho, falou sobre os benefícios oferecidos pela entidade à classe. “A Caixa tem uma série de serviços à disposição da advocacia. Temos 1.890 convênios, incluindo escolas, bares, restaurantes e hotéis, serviço odontológico e spa”, explicou.

A presidente da OAB Jovem da Bahia, Sarah Barros, destacou a importância do engajamento da jovem advocacia na Ordem e convidou os colegas para o VI Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, que acontece entre os dias 7 e 9 de agosto, no Fiesta Hotel (Itaigara).

Participaram das solenidades o secretário adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy, o tesoureiro, Hermes Hilarião, e a representante da Comissão de Direitos e Prerrogativas Dijale Fonseca.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)