Nota de pesar pelo falecimento de João de Melo Cruz

A OAB da Bahia comunica, com profundo pesar, o falecimento nesta sexta-feira (15) do advogado criminalista, professor, defensor público aposentado e ex-conselheiro desta Seccional, João de Melo Cruz, pai do também advogado João de Melo Cruz Filho, ao tempo em que se solidariza com familiares, amigos e colegas enlutados. A cerimônia de cremação acontece sábado (16), às 10h, no Cemitério Jardim da Saudade, na Rua Campinas de Brotas, 754, e será precedida por uma missa. Nascido em 1938, em Aracaju, e graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1963, João de Melo Cruz estava inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia há mais de 52 anos, tendo sido seu conselheiro na década de 70. Em 1966, foi nomeado defensor público, atuando por mais de 20 anos tendo, inclusive, chefiado a Defensoria Pública da Bahia. Atuou, ainda, nas Primeira e Segunda Varas do Júri da capital baiana. João de Melo Cruz realizou mais de mil júris na Bahia, Alagoas, Rio, São Paulo e outros estados do país, trazendo expressivo sucesso ao cenário jurídico da Bahia por suas atuações, especialmente em casos de relevante repercussão nacional. Foi também professor assistente de Direito Penal da Faculdade de Direito da UFBA e, fora dos tribunais, se dedicou a compartilhar sua experiência e conhecimento através de consultorias a bancas e advogados criminalistas, contribuindo para o fortalecimento do cenário jurídico estadual.

Em maio de 2016, João de Melo Cruz foi uma das personalidades homenageadas na solenidade comemorativa às sete décadas de existência da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAAB), recebendo a Medalha 70 Anos CAAB. Em fevereiro deste ano, João, que já havia recebido da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Honorário da Cidade de Salvador, foi agraciado pela Assembleia Legislativa da Bahia com o Título de Cidadão Baiano.