Publicada em 15/03/2018

Nota Pública

Conselho Federal

O Conselho Federal e o Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, diante do brutal assassinato da vereadora Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, manifestam sua solidariedade às famílias, à população do Rio de Janeiro e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Rio de Janeiro.

O crime perpetrado exige apuração rigorosa e rápida. Trata-se de um ataque à cidadania, à cultura da paz, a toda a militância dos Direitos Humanos e revela o destemor como agem os que estão à margem da lei.

Subscrevendo o que escreveram nossa Comissão Nacional de Direitos Humanos e nossas Comissões Estaduais, reafirmamos:
“Marielle Franco se expressou, escrevendo no dia anterior à sua morte: "Quantos mais  irão precisar morrer para que essa guerra acabe?". Esta violência é inquietante para a democracia, que deve construir alternativas para a segurança da sociedade e os direitos de todos e todas.

Que o legado de Marielle seja sempre uma memória para todos que lutam em defesa de uma sociedade mais justa, democrática  e a favor dos direitos humanos dos negros e negras no Brasil.”

Conselho Federal da OAB
Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB