Notícias

“O Estado baiano deve à cidadania um Judiciário melhor”, declarou Luiz Viana em solenidade na OAB-BA

A OAB da Bahia entregou, na tarde da última terça-feira (28/04), carteira a 74 advogados. A cerimônia aconteceu no auditório da seccional e contou com a presença, na mesa alta, do presidente da entidade, Luiz Viana Queiroz, do conselheiro Ubirajara Ávila, da presidente da Comissão de Informática Jurídica, Tamiride Monteiro, da diretora de Relacionamentos Institucionais do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados, Bianca Pellegrino, e do advogado Hildebrando Araújo.
Em seu discurso, Luiz Viana falou sobre “confiança” e “humildade”, ao reconhecer a importância de ter sido escolhido para presidir a OAB-BA: "Uma vez que fui eleito pelos advogados para esse cargo de presidente da OAB da Bahia, preciso colocá-los em um lugar de especial importância no meu coração, ter sempre em mente as elevadas expectativas que me confiaram e humildade para compreender que não posso sozinho sustentar o peso dessas responsabilidades", declarou.
Ainda na cerimônia, Viana voltou a falar sobre a crise na Justiça do Estado: “Afirmo e reafirmo que é muito difícil, mas é possível advogar no Judiciário baiano, cuja realidade aponta para um quadro em que faltam 400 juízes e 10 mil serventuários. Jamais imputei culpabilidades individuais, mas responsabilidades institucionais. O Estado baiano deve à cidadania um Judiciário melhor. Mas, como sempre digo, é possível navegar contra o vento. É possível manter-se firme no rumo daquilo que é correto. Este é o nosso dever”, afirmou.
Paraninfo da solenidade, Ubirajara Ávila destacou as ações desenvolvidas pela OAB-BA nos últimos anos e falou sobre o amor à advocacia: “Essa gestão, sem sombra de dúvida, foi a que mais fez pelos advogados, sobretudo pelos jovens advogados e os do interior. A OAB da Bahia tem atuado, também, na defesa das prerrogativas, no combate à corrupção e defesa da sociedade. Por isso, mais do que nunca, é importante que vocês participem desta casa e nos ajudem a defender a democracia. Invistam na sua carreira e sigam firmes na advocacia, que, para mim, é a profissão mais nobre do Direito”, ressaltou.
Ao final da cerimônia, Viana empossou a Comissão de Direitos Coletivos e Difusos da OAB-BA, composta pelo presidente, Ubirajara Ávila, o vice, Flávio Cumming da Silva, e os integrantes, Carolina Torres Dias, Jorge Otávio Oliveira Lima e Sérgio Ricardo Regis Vinhas de Souza. 
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)