“O Exame de Ordem é imprescindível para a sociedade”, diz Fabrício Castro

O presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, voltou a defender a manutenção da obrigatoriedade do Exame de Ordem, questionada pelo governo federal. Durante a solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (24/04), na sede da OAB-BA, Fabrício afirmou que “o Exame é imprescindível à sociedade".
“Nós vivemos uma situação de estelionato educacional. Quantos fazem a prova e não conseguem passar, porque fizeram cursos indignos? Por isso nós temos o dever de defender o cidadão. E a aplicação da prova é fundamental para isso”, disse Fabrício.
Ainda em seu discurso, o presidente da OAB-BA falou sobre o atual cenário brasileiro de violência. “O feminicídio é praticamente diário. Nós, neste início de gestão, já fizemos alguns desagravos relativos à violência de policiais contra advogados. Isso é uma consequência de um momento de autoritarismo, em que são desrespeitados valores da nossa sociedade. E a advocacia é um desses valores”, enfatizou.
Fabrício ainda conclamou os novos advogados a participarem da luta para reverter o momento de crise. “Nós, enquanto voz constitucional do cidadão, temos como obrigação defender a cidadania. Em hipótese nenhuma, permitiremos o enfraquecimento da advocacia e da cidadania. Nós haveremos de nos fortalecer. Juntos, somos mais fortes”, disse.
A diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Thaís Bandeira, também afirmou que o Brasil vive uma situação de violência. “Temos a morte de Marielle Franco e de Moa do Katendê para provar. Estamos vivenciando um momento de violência racial e de gênero. Os elementos internacionais todos alertam o Brasil para o número de feminicídios, que só faz crescer”, pontuou.
A cerimônia foi encerrada com o discurso do presidente da Caixa dos Advogados, Luiz Coutinho, que falou sobre os benefícios oferecidos pela entidade à classe. “A Caixa tem uma série de serviços à disposição da advocacia. Temos 1.890 convênios, incluindo escolas, bares, restaurantes e hotéis, serviço odontológico, spa, e os projetos Meu Escritório, com salas de atendimento para uso do advogado, e Hotel de Trânsito. Tudo pensado em prol da classe”, concluiu. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA