Notícias

“O Judiciário baiano vive a maior crise dos últimos 30 anos”, volta a afirmar Luiz Viana durante cerimônia na OAB-BA

Mais uma entrega de carteiras da OAB-BA foi realizada na manhã desta terça-feira (24/02). Com a presença de 72 advogados, a solenidade aconteceu no auditório da Ordem e contou com a participação, na mesa alta da cerimônia, do presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, do vice, Fabrício de Castro Oliveira, do ouvidor-geral, Adilson Affonso, e dos advogados Eliezé Bispo dos Santos, Heber Araújo e Adalberto de Souza Carvalho.

Durante a saudação aos advogados, o paraninfo Eliezé falou sobre os obstáculos da profissão e destacou a importância das prerrogativas dos advogados: “Os desafios para o exercício da advocacia são muitos. Nesse sentido, Ruy Barbosa tem uma definição fundamental, que diz que o exercício da advocacia consiste em colocar o advogado ao lado do cliente, para se apresentar como a voz dos seus direitos legais, garantindo-lhe a justiça e a paz social. E, para que isso aconteça, é necessário que lutemos pela preservação das nossas garantias, das nossas prerrogativas legais, que são garantias concedidas aos advogados, na luta pelo ideal de justiça almejado pela sociedade”.

Com opinião semelhante, Luiz Viana também ressaltou a importância das prerrogativas: “A nossa gestão estabeleceu, entre tantas prioridades, a defesa das prerrogativas como uma delas. Para a OAB, os advogados estão em primeiro lugar, uma vez que nós temos o dever de servir ao cidadão”, afirmou.

Ainda em seu discurso, o presidente falou sobre a atual crise do Judiciário e a capacidade de superação da advocacia baiana: "Hoje é muito difícil advogar na Bahia. O Judiciário baiano vive a maior crise dos últimos 30 anos. O sistema tem entrado em colapso. O problema se tornou sistêmico. Entretanto, mesmo com todas essas dificuldades, ainda é possível correr atrás dos sonhos, é possível ser um advogado honesto na Bahia e sustentar dignamente a família. Por isso, pedimos a todos que não desistam dos seus sonhos e que contem, sempre, conosco. A OAB estará aqui, de portas abertas, para atender cada um de vocês”, finalizou. Fotos: Angelino de Jesus (OAB-BA)