“O sistema entrou em colapso”, diz Luiz Viana sobre Judiciário baiano

A crise da Justiça estadual voltou a ser tema do discurso do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, durante cerimônia de entrega de carteira a 59 advogados, realizada na manhã desta terça-feira (29/10), no auditório da entidade. Em sua exposição, Viana ressaltou dados da “Justiça em Números”, publicação produzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ampliar o conhecimento sobre o Poder Judiciário no país.
“O CNJ acabou de lançar uma pesquisa que mostra que, em 2013, o Judiciário da Bahia gastou R$1.722.593.385 com 636 magistrados, 13.294 servidores, 2.656.141 processos em tramitação e taxa de congestionamento de 78%, ou seja, um caos absoluto. O sistema entrou em colapso. Além disso, o índice de produtividade mostra uma curva decrescente: 68,3% em 2009 e 47,7% em 2013. O Judiciário baiano não se aparelhou para receber as demandas dos cidadãos baianos”, pontuou.
Entretanto, apesar de reconhecer a crise como a pior dos últimos 30 anos, o presidente da seccional disse aos novos advogados que “ainda é possível advogar honestamente na Bahia, pagar as contas com o trabalho digno e sonhar com dias melhores”.
A paraninfa da cerimônia, conselheira Daniela Borges, também passou mensagens de incentivo aos novos colegas: “Nós somos do tamanho da nossa coragem, mas, sobretudo, somos do tamanho da nossa capacidade de, em busca dos nossos sonhos, escolhermos fazer o certo, o bom e o justo”, disse.
Além de Viana e Daniela, participaram da mesa alta da cerimônia o secretário da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, Jerônimo Mesquita, o advogado Davi Lourenzo e a chefe do gabinete da Presidência da OAB-BA, Ana Paula Mendonça.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)