Notícias

OAB-BA, Abracrim-BA e TJBA discutem realidade da advocacia criminal na Bahia

Representantes da OAB da Bahia e da  Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas - Bahia (Abracrim-BA) se reuniram com o juiz Antonio Faiçal, Coordenador do Núcleo de Prisão em Flagrante, na última sexta-feira (10/08), para discutir pontos de interesse da advocacia criminal  ligados à Central e ao Núcleo de Flagrantes.

Realizado como  parte de mais uma edição da Blitz das Prerrogativas da seccional, o encontro contou com as presenças do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, Adriano Batista, da vice-presidente da Abracrim-BA, Adriana Abreu, do membro da Comissão de Prerrogativas, Jorge Andrade, e da representante da Comissão do Sistema Prisional da OAB-BA, Fabiane Almeida.

Durante o encontro, foram discutidos pontos como a questão relativa à pauta de preferências das audiências; a falta de magistrados oriundos da área criminal durante os plantões; o descumprimento da resolução 213, cujo teor determina que as decisões sejam proferidas em mesa; e, principalmente, questões referentes às modificações estruturais que são necessárias para o melhor atendimento dos advogados aos seus clientes e que também gerem maior segurança para todos.

Para Adriano Batista, a reunião foi promissora. “O juiz coordenador se mostrou muito aberto a nos ouvir e percebeu que algumas modificações na estrutura podem resolver a situação dos advogados, que, muitas vezes, ficam impedidos de prestar um bom atendimento aos seus constituintes”, disse.

Para Adriana Abreu, “a reunião foi mais um passo para a melhoria das condições de trabalho dos advogados”. A vice-presidente da Abracrim-BA ressaltou, ainda, que “a associação estará sempre ao lado da OAB-BA na luta pelas prerrogativas dos advogados, especialmente dos criminalistas”.

Outra reunião, desta vez com participação da delegada responsável pelo Núcleo, Emilia Blanco, e com representantes do setor de engenharia do TJ-BA, acontecerá no final de agosto.