Notícias

[OAB-BA apoia projeto Catadoras de Luxo em Semana do Clima da ONU]

OAB-BA apoia projeto Catadoras de Luxo em Semana do Clima da ONU

Representantes das Comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Responsabilidade Social estiveram presentes ao evento em apoio à exposição itinerante.

A OAB da Bahia participou, nesta quarta-feira (21), da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Salvador. Representantes das Comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Responsabilidade Social da seccional estiveram presentes ao evento em apoio à exposição itinerante Catadoras de Luxo: Heroínas (In)visíveis.

Lançada no último dia 10, no Salvador Shopping, a exposição, com fotos do fotógrafo Paul Donnelly e realização da Peace, busca resgatar a autoestima, a visibilidade e o reconhecimento das catadoras, por meio da arte e da participação coletiva. Nas próximas semanas, a iniciativa, que tem apoio da OAB, seguirá para o Salvador Norte Shopping, UFBA e UCSal.

Segundo a presidente da Comissão de Responsabilidade Social, Roberta Casali, a OAB vislumbrou, na Semana do Clima, uma oportunidade ímpar para dar visibilidade internacional às mulheres “in(visíveis)”. “A Ordem é proativa na defesa de bandeiras sociais de extrema relevância, como dessas mulheres pobres e corajosas, que trabalham honestamente, porém sob condições insalubres, em desrespeito às garantias fundamentais do cidadão”, explicou.
 

 

A representante da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da OAB-BA Laíze Lantyer destacou a missão do projeto em resgatar a autoestima das catadoras. "O projeto busca, também, sensibilizar e despertar empatia para um descarte correto do resíduo gerado por cada indivíduo diante de suas escolhas necessárias e supérfluas de consumo", disse.

Responsável pela curadoria da exposição, Gilberto Lyrio, membro de ambas as comissões envolvidas no projeto, destacou a importância e beleza da iniciativa. “A escolha e disposição das imagens objetivaram uma leitura única da exposição, com vistas a resgatar a autoestima das catadoras e denunciar a invisibilidade social pelo exercício dessa profissão”, concluiu.

Foto: Paul Donnell

Tags: