OAB-BA discute impactos do novo CPC no processo trabalhista

A OAB da Bahia, por meio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), promoveu, na última sexta-feira (10/06), o seminário "Impactos do Novo CPC no Processo do Trabalho". Realizado no auditório do Mundo Plaza, no Caminho das Árvores, o evento aconteceu durante todo o dia e contou com a participação, na mesa de abertura, do presidente da Ordem, Luiz Viana Queiroz, da diretora-geral da ESA, Cyntia Possídio, do conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira, dos advogados Juliane Facó e Francisco Bertino e do juiz do Trabalho Rodolfo Pamplona.
“É uma alegria muito grande estar aqui, hoje. Quando a Escola de Advocacia resolveu fazer este trabalho, achei muito útil, porque o impacto do novo CPC na Justiça trabalhista está em efervescência, com, por exemplo, a instrução normativa do TST e o questionamento do Supremo. Os juízes e advogados trabalhistas, precisam, portanto, estar preparados para essas e outras inovações”, destacou Viana.
Cyntia Possídio também destacou a importância do evento, cuja proposta, segundo ela, é explicar as mudanças do novo CPC na área trabalhista e o que elas acarretam para a advocacia de forma geral. “Com o novo código, a forma de operar muda em toda a Justiça, e é preciso que o profissional do Direito tenha compreensão dessa nova realidade, até para trazer avanços para a área trabalhista. Por isso eventos como este se tornam cada vez mais importantes para a advocacia”, explicou.
Dois painéis foram realizados no evento: "Normas Fundamentais e Formalismo Democrático" e “Precedentes e Litigiosidade Repetitiva”. No primeiro, participaram os palestrantes Vailton Pessoa (advogado) e Graça Varela (juíza aposentada). Já o segundo foi ministrado pelo conselheiro federal Antônio Adonias, pelos desembargadores Débora Machado e Sérgio Teixeira e pela advogada Juliane Facó.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)