Notícias

OAB-BA discute “Poder da Polícia e Prerrogativas” em Macaúbas

A OAB da Bahia, por meio da sua Comissão de Direitos e Prerrogativas, promoveu, na última segunda-feira (05/10), a audiência pública “Poder da Polícia e Prerrogativas”. O evento aconteceu no Fórum José Alcântara de Figueiredo, na comarca de Macaúbas, e foi realizado após um pedido da advogada militante da região Ingrid Freire, feito à comissão, no intuito de que fossem discutidos os limites da atuação da polícia, com garantia às prerrogativas dos advogados.
“Esse evento mostrou que, mesmo diante da imensa extensão do território baiano, assim que um advogado informa que estão sendo violadas as suas prerrogativas, a OAB-BA atende prontamente e atua na defesa das nossas garantias”, destacou Ingrid.
Para o corregedor-chefe da Polícia Militar, coronel Manoel Amâncio de Souza Neto, o evento serviu para “aparar as arestas existentes na convivência com a sociedade”: “Esse encontro representa um marco para um novo momento na relação com a comunidade e os advogados, de forma mais fraterna e harmônica, com respeito mútuo às competências de cada parte”, disse.
A presidente da subseção de Bom Jesus da Lapa, Sandra Regina, e o presidente da mesa alta da audiência e membro da Comissão de Prerrogativas da OAB-BA, Victor Gurgel, também ressaltaram o caráter “pacificador” da audiência: “O encontro estabeleceu uma convivência harmoniosa para os advogados poderem trabalhar junto à população”, disse Regina. “Ao abordar as relações com a Polícia Civil, com a Polícia Militar e a garantia dos cidadãos, a audiência representou um marco para a advocacia da região”, complementou Gurgel.
Além de Regina, Gurgel, coronel Manoel Amâncio e Ingrid, participaram da mesa alta as integrantes da Comissão de Prerrogativas da OAB-BA Vanessa Lopes e Luciana Guimarães, o comandante da 4ª Companhia Independente da Política Militar, major Bonfim Cerqueira, o comandante do Policiamento da Região Oeste/Barreiras, coronel Salomão Portugal, e o vereador Anderson Gomes.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)