Notícias

OAB-BA discute principais problemas da mulher na advocacia

“Mulher em Foco” foi o tema do seminário promovido pela OAB da Bahia, por meio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA) e da Comissão Especial da Mulher Advogada, na última sexta-feira (25/08). Realizado gratuitamente na sede da ESA-BA, no Campo da Pólvora, o evento contou com o debate dos principais problemas da mulher na advocacia.

“Esse evento teve muita importância, porque, além da apresentação do Plano Estadual da Advogada, tratou de temas fundamentais para a classe, com destaque para a situação da advogada idosa, além do assédio sexual no ambiente de trabalho, da campanha da OAB-BA 'Respeite Uma, Respeite Todas', do racismo e da advogada no esporte”, explicou a presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB-BA, Andréa Marques.

Uma das palestrantes do painel “A advogada idosa e a Lei Maria da Penha: uma luta contra a violência e preconceito”, a presidente da Comissão do Idoso da seccional, Dora Zalcbergas, destacou a importância do cumprimento do Estatuto do Idoso. “Infelizmente, nossa sociedade não está atentando para importância deste estatuto, que foi implantado justamente para coibir a violência com os idosos. Então meu foco maior, hoje, foi direcionado ao cumprimento dessas leis e, também, da situação da mulher idosa, que está apenada nos presídios, ocupando lugares de outros criminosos, sem a mínima dignidade”, disse.

Também palestrante do painel, a ex-superintendente municipal de Política para as Mulheres, Mônica Kalile, combateu atos de violência contra mulheres idosas. “A gente trouxe, hoje, uma preocupação de uma realidade oculta, que é a violência contra a mulher idosa, tendo como referência a Lei Maria da Penha, para tentar conscientizar os convidados de que isso não pode acontecer, afinal de contas, um dia, todos seremos idosos e idosas”, disse.

Além de Andrea, Dora e Mônica, participaram do evento o tesoureiro da CAAB, Maurício Leahy, e conselheira seccional Cínzia Barreto, ministrando a palestra “Advogada! Respeite Uma, Respeite Todas: O assédio na vida profissional da mulher advogada e estagiárias”; e a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Pinho, e a advogada Lívia Vaz, à frente do debate “As mulheres advogadas, o racismo e o racismo institucional”.

Também estiveram presentes ao evento a representante da Comissão de Esportes da OAB-BA Juliana Camões e a advogada Ângela Valentim, palestrantes do tema “As advogadas da Bahia e o esporte feminino no estado democrático de direito”. Junto a Andrea, participou da apresentação do Plano Estadual da Mulher Advogada a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da seccional, Lia Barroso.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)