OAB-BA encaminha ao MP 400 denúncias contra discriminação regional

Cerca de 400 denúncias recebidas pela OAB da Bahia contra discriminação aos nordestinos nas redes sociais serão enviadas ao Ministério Público Federal ainda esta semana. Durante a 22ª Sessão do Conselho Pleno da OAB-BA, realizada na última sexta-feira (21/11), no Sheraton Hotel (Campo Grande), o conselheiro Eduardo Rodrigues falou sobre o sucesso da iniciativa adotada pela Comissão da Igualdade Racial, presidida pela advogada Patrícia Lacerda, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos, presidida por Luiz Viana Queiroz, presidente da seccional, e da qual o conselheiro Eduardo é vice-presidente.
No encontro, além dos pontos inclusos em pauta, como a aprovação da criação da subseção de Lauro de Freitas, foram discutidas outras questões levantadas por conselheiros.
Uma delas foi um incidente envolvendo o presidente da subseção de Guanambi, Marco Junger, e a Embasa. Ao reivindicar seu direito de cidadão e solicitar o devido atendimento da empresa, Junger teria sido hostilizado por uma funcionária da Embasa, que o teria acusado de estar cometendo o crime de “desacato a funcionário público”. A mesma registrou um boletim de ocorrência contra o presidente, sendo reproduzido por diversas rádios locais.
O Conselho aprovou, por unanimidade, apoio a Junger e determinou que fossem tomadas as medidas necessárias para reparação do caso, inclusive junto à Embasa e ao Governo estadual.
Outro ponto levantado na reunião referiu-se a pedidos de providências feitos pelo conselheiro Cássio Machado, em nome da conselheira licenciada Larissa Camandaroba, envolvendo a ausência da OAB em concurso para advogado no município de Luis Eduardo Magalhães e irregularidades envolvendo a situação funcional da advogada. O Conselho determinou que as questões fossem encaminhadas à Procuradoria e acompanhadas pela Comissão de Direitos e Prerrogativas, que ficará responsável por adotar as medidas adequadas.
Ainda na sessão, o conselheiro Guilherme Scofield informou que o presidente da subseção de Ilhéus, Marcos Flávio, solicitou que a Comissão de Direito Tributário avaliasse a questão do IPTU na cidade — pedido que foi deferido pelo Conselho.
A suposta quadrilha acusada de fraudar o judiciário e o caso do desaparecimento do jovem Davi Fiúza também foram temas de questionamentos na reunião. Sobre a fraude, o Conselho ficou de avaliar a inidoneidade do advogado José Joaquim, que já se encontra suspenso. Já na questão do desaparecimento, ficou determinado que a Comissão de Direitos Humanos acompanhará o caso.
A reunião foi finalizada com pedidos de moção e homenagens. O conselheiro Domingo Arjones propôs moção de congratulação ao advogado Marcelo Junqueira Ayres, novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral, e de felicitação ao presidente Luiz Viana Queiroz pelo seu aniversário, no dia 23/11. Viana, por sua vez, levou à sessão a sugestão do conselheiro Sérgio São Bernardo, que propôs homenagear, com um busto, na OAB-BA, o advogado Francisco Gê Acayaba de Montezuma, fundador e primeiro presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil. O Conselho aprovou todas as homenagens por unanimidade.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)