Notícias

OAB-BA entrega 83 carteiras a novos advogados e advogadas

A OAB-BA entregou, nesta segunda-feira (3), 83 carteiras a novos advogados e advogadas. As cerimônias aconteceram no auditório da OAB-BA e contaram com as presenças do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, da vice-presidente seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, dos advogados Sebastian Mello, César Faria e Maria das Graças Varela, dos conselheiros seccionais Osvaldo Emanuel e Pedro Nizan, do membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas Orlando Oliveira, do presidente da Comissão de Direito Cooperativo, Pedro Henrique Silveira, do presidente da subseção de Eunápolis, Leonardo Lopes, e de Porto Seguro, Leandro Fontoura.   

De acordo com o presidente Fabrício Castro, vivemos atualmente uma série de crises de natureza social, econômica, política, mas sobretudo de valores que precisam ser combatidas por toda a advocacia. "A Constituição de 1988 albergou uma série de valores relevantes, como a liberdade e a democracia", relembrou.

Ele destacou ainda a necessidade da classe dar as mãos no sentido de construir uma sociedade mais harmônica. "Hoje, por incrível que pareça, precisamos mostrar ao cidadão e à advocacia que temos a obrigação com o país e a nossa sociedade de preservar nossos valores. Precisamos lutar para que tenhamos uma sociedade equilibrada".

Segundo o advogado César Faria, os desafios encarados nos anos que antecederam a publicação da Constituição de 1988 em muito se assemelham com aqueles se apresentam hoje. "Nossa geração clamava por liberdade e conseguimos através de uma Assembleia Nacional Constituinte e a promulgação de Constituição Democrática e Cidadã. Hoje, a Constituição está sendo vilipendiada. Precisamos de vocês juntos conosco ao receberem essa carteira, para formarmos uma fileira de defesa da Constituição e dos direitos fundamentais".

A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, destacou a importância da participação dos familiares na formação desses novos colegas. "Sempre agradeço aos pais e mães por conseguirem entregar, em um país onde a dignidade das pessoas a cada dia que passa é menosprezada, homens e mulheres de bem", frisou.

Responsabilidade e paciência
Ainda de acordo com Ana Patrícia, ser advogado ou advogada é carregar consigo uma grande responsabilidade de lutar pela aplicação da Justiça. "É muito grande a importância de ser advogado e advogada e essa responsabilidade aumenta a cada instante que temos direitos sendo sonegados, esquecidos e a nossa história sendo enterrada", disse.

Para o professor e advogado Sebastian Mello, a beleza da advocacia está na possibilidade de poder falar pelo outro. "Para ser um bom advogado é preciso chorar a dor do cliente, o que não quer dizer que a gente deva se apaixonar pela causa até ela nos cegar, mas é importante não ser indiferente", disse.

O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, ressaltou que a caminhada na advocacia acontece de modo contínuo e os profissionais não devem ter pressa. "As coisas vão acontecendo na vida aos poucos. Eu posso relatar pra vocês que a advocacia é arar, semear, plantar para depois colher, mas quando as coisas começam a acontecer todos conseguem ter êxito na profissão", afirmou. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)