OAB-BA entrega carteira a 90 advogados

A OAB da Bahia entregou carteira a 90 advogados na manhã desta segunda-feira (10/09). As solenidades foram conduzidas pelo presidente da seccional, Luiz Viana, e aconteceram no auditório da Ordem, na Rua Portão da Piedade. Participaram das cerimônias o conselheiro federal Fabrício Castro, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, o presidente do CCJA, Hermes Hilarião, a diretora e o representante do CCJA Joeline Araújo e Gustavo Barreto, o conselheiro Adilson Affonso e as advogadas Margarida Rocha e Raquel Lourenço.

Ao saudar os colegas, Joeline destacou o papel do advogado diante do atual cenário brasileiro. “Vivemos um momento de crise institucionalizada. No ano passado, passamos por algumas reformas, que afetaram diretamente o direito. Nesse contexto, é importante entender nosso papel de protagonismo, uma vez que a história nos revela que foi na crise que mais a advocacia se sobressaiu e mais lutou pela democracia e pela república”, ressaltou.

Gustavo Barreto descreveu como trabalho diário do advogado a defesa dos princípios republicanos e garantia dos direitos individuais do cidadão. “Além disso, é nosso papel, também, ajudar nossos clientes a alcançarem os objetivos, sempre prezando pela ética e pela justiça”, completou.

Ao falar que “A OAB é uma alma de múltiplas almas”, o presidente Luiz Viana destacou o prazer da convivência junto a profissionais éticos. “Estar convivendo com gente ética e digna num momento em que o país passa por um momento tão difícil é muito importante. Mais importante do que o lugar que vamos chegar, é exatamente com quem iremos caminhar”, disse.

Luiz Coutinho falou sobre o funcionamento da Caixa, que reverte 20% da arrecadação das anuidades em benefícios para a classe, e destacou serviços e projetos destinados aos advogados recém-formados. “Para os jovens advogados, estamos dando o primeiro token de graça. Além disso, em agosto, lançaremos com a OAB o projeto ‘Certificação Digital’, com redução de custo de R$ 140 para R$ 99, para facilitarmos ainda mais o ingresso do profissional em início de carreira na Ordem”, concluiu. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)