OAB-BA lamenta morte do advogado e ex-governador Waldir Pires

A seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil lamenta profundamente a morte do advogado e ex-governador da Bahia Waldir Pires, 91 anos, na manhã desta sexta-feira (22). O governador Rui Costa decretou luto oficial de cinco dias. Baiano da cidade de Acajutiba, Waldir Pires liderou o Movimento Antinazista. Na década de 60, exerceu a função de coordenador dos cursos jurídicos da Universidade de Brasília (UnB), onde também era professor de Direito Constitucional. Além do cargo de governador da Bahia, que ocupou entre os anos de 1987 e 1989, ele foi deputado estadual, deputado federal e consultor-geral da União na gestão do presidente João Goulart. No ano de 2003, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ministro do Controle e da Transparência, o primeiro da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão de controle interno do Poder Executivo Federal responsável pela defesa do patrimônio público, combate à corrupção e incremento da transparência na gestão. Ao longo da sua trajetória política, também comandou as pastas da Previdência Social e da Defesa. Em 2008, foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, concedido aos brasileiros que lutam por causas sociais e humanitárias. O político teve o último mandato como vereador de Salvador, entre os anos de 2013 e 2016.