Notícias

OAB-BA orienta advogados a recolherem alvarás que não foram creditados durante a greve dos bancários

A OAB da Bahia informa aos advogados e advogadas que, nos últimos dias de greve dos bancários, alguns alvarás encaminhados para processamento foram devolvidos em razão de algumas divergências entre as referidas ordens e as guias de depósito judicial.

Caso alguns dos alvarás entregues na Sala de Comissões durante a greve não tenham sido creditados nas contas apontadas, a OAB-BA orienta aos advogados retirá-los do local, no Centro de Atendimento ao Advogado (CAD), no Fórum Ruy Barbosa, e reapresentá-los em uma das agências do Banco do Brasil, por meio do atendimento prioritário já implantado desde o último dia 7 de outubro.

Durante toda a greve, buscando minimizar os transtornos do movimento à classe, a OAB-BA recebeu centenas de alvarás, que foram encaminhados ao BB e cumpridos, em sua grande parte, no prazo legal de 48 horas. Entretanto, diante de algumas inconsistências, alguns foram devolvidos pelo banco, sobretudo na última semana da greve, período em que o plano de contingência foi suspenso.

“O atendimento foi grande e efetivo. No caso destes alvarás, eles foram devolvidos por divergências operacionais impossíveis de serem sanadas dentro de um plano de contingência montado por situação excepcional. Por isso é preciso que estes advogados retornem à Sala das Comissões, peguem os documentos e os reapresentem ao banco, para checar a natureza do problema”, explicou a procuradora-geral adjunta da Ordem, Mariana Oliveira.

Para minimizar os transtornos há muito enfrentados pelos advogados, a OAB-BA alcançou vitória inédita ao fechar  uma parceria com a Superintendência do BB, que garantirá atendimento preferencial à classe na capital. Para tanto, o advogado só precisa se dirigir a uma agência de sua preferência e pegar uma senha exclusiva de atendimento.