OAB-BA participa da 8ª edição da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico

Como homenagem ao Dia Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora Doméstica, foi lançada, na manhã desta quarta-feira (27), a 8ª edição da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. Promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), com apoio da OAB-BA, a ação está sendo realizada no 1º piso do Shopping Center Lapa e segue até sábado (29), sempre das 9h às 20h, com palestras, oficinas, apresentações culturais e serviços gratuitos.

“Esta é uma iniciativa importante para poder esclarecer a uma categoria que é muito menosprezada quais são os direitos que ela tem. Esse espaço, portanto, é um movimento político e jurídico importante para a cidadania e para a valorização dessa categoria, que ainda carrega resquícios da escravatura”, disse a representante da OAB-BA no evento, a conselheira Cinzia Barreto, que ministrou a palestra “Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho doméstico”.

A desvalorização da classe também foi destaque no discurso da coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Ângela Guimarães. Segundo a coordenadora, "o trabalho doméstico nem sempre é exercido nas condições que preconizam a Organização Internacional do Trabalho”. “Nosso desafio, então, é tornar o trabalho doméstico produtivo, adequadamente remunerado e em condições de segurança para todas as trabalhadoras da área”, complementou.

Além das palestras e oficinas, o evento contou com a apresentação da Pesquisa sobre o Emprego Doméstico na Região Metropolitana de Salvador, no ano de 2016, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia (SEI) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Participaram da solenidade representantes do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (Sindoméstico-BA); da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad); da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/ Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente (SRTE/Fetipa); da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo ( Fundacentro); do Movimento das Donas de Casa e Consumidores da Bahia; da Fundação Pedro Calmon; e das secretarias estaduais da Saúde, de Políticas para Mulheres e da Igualdade Racial.

Com informações da Setre.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)