Notícias

OAB-BA participa da inauguração da nova unidade do Cartório Integrado

A OAB da Bahia, por meio da sua vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, participou, na tarde da última segunda-feira (13/02), da inauguração do segundo Cartório Integrado, no Fórum Cível Orlando Gomes, no bairro de Nazaré. A nova unidade foi inaugurada pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, e contou com a presença de juízes e advogados.

“Estamos esperançosos de que o cartório integrado possa atender às expectativas de melhoria no atendimento aos advogados e maior eficiência das varas reunidas. Reconhecemos que esta é uma tentativa da atual gestão do TJ de melhoria da prestação jurisdicional diante das limitações orçamentárias", avaliou Ana Patrícia. "Mas a OAB continuará acompanhando as atividades a fim de verificar a real efetividade do projeto e as melhorias para a advocacia. Torcemos para que o projeto seja exitoso", completou. No evento, a desembargadora Maria do Socorro divulgou os primeiros números referentes ao funcionamento da primeira unidade do cartório, em funcionamento há 6 meses. De acordo com a presidente, neste período, foram feitas mais de 25 mil movimentações, incluindo despachos, decisões e sentenças. "Nós conseguimos aumentar a produtividade mesmo durante o período de adaptação, o que justifica o meu otimismo de que estamos no caminho certo", comemorou.

Ainda durante seu discurso de entrega da unidade, que reunirá as 8ª, 9ª, 15ª e 19ª Varas de Relações de Consumo da Capital, a desembargadora relembrou a primeira visita às instalações da unidade, em agosto de 2016, e as origens do modelo, inspirado no método implantado no Cartório do Futuro do Tribunal de Justiça de São Paulo, em 2014. "Naquela oportunidade, destaquei que não tinha qualquer preocupação em adotar um projeto já existente em outro TJ. Minha única finalidade era e continua sendo a de aprimorar a nossa prestação jurisdicional", afirmou.

Estiveram presentes a primeira vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria da Purificação, as desembargadoras Gardênia Duarte, Nágila Brito, Lisbete Santos, Pilar Célia Tobio e Joanice Guimarães, os desembargadores Baltazar Miranda e Jefferson Assis, o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, juiz Freddy Pitta Lima, a vice-presidente da OAB, Ana Patrícia Leão, a defensora pública Cristina Araújo, representando a Defensoria-Geral, além de secretários, magistrados e servidores do Tribunal de Justiça.

Com informações do TJBA. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)