OAB-BA promove conferência sobre futuro da mulher na advocacia

Os dilemas, as dificuldades e as conquistas da mulher na advocacia baiana estarão em pauta nos dias 10 e 11 de setembro, na 1ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, realizada pela OAB-BA, no Fiesta Convention Center, no Itaigara. Desenvolvido em homenagem ao centenário de uma das maiores defensoras do feminismo no Brasil, a jornalista cearense Ana Montenegro, o evento, organizado pela Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, reunirá advogados de todo o país, acadêmicos, autoridades políticas e representantes de órgãos públicos. A abertura oficial será conduzida pelo presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz. “É a primeira vez que realizamos este evento na Bahia. Acreditamos que a participação feminina nos espaços de poder é fundamental e entendemos que homens e mulheres devem participar dessa discussão. Por isso, assim como na Conferência Nacional da Mulher Advogada, debateremos quais as intenções e necessidades da mulher na OAB. E, para marcar o encontro, nada melhor do que homenagear Ana Montenegro, uma das maiores defensoras das causas feministas e dos direitos humanos do Brasil”, destacou Luiz Viana. Durante a abertura do evento, será lançada a campanha “Mais Mulheres na OAB”, criada pelo Conselho Federal da Ordem, com objetivo de garantir a participação feminina dentro da entidade: “Queremos não apenas estimular o ingresso da advogada na OAB, mas fazer com que ela participe da administração da entidade. Já somos cerca da metade dos advogados brasileiros e, mesmo com a política de cotas do Conselho Federal, que estabeleceu a participação mínima de 30% das mulheres nas chapas da Ordem, ainda não temos a devida representatividade na entidade”, explicou a conselheira seccional e presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Andrea Marques. Conduzindo o lançamento da campanha, a vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Helena Delamonica, e a diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores, Laura Delamonica, falarão sobre “Ética e Poder”. Discriminação de gênero Os painéis serão realizados a partir do segundo dia de evento, com destaque para “Discriminação de gênero e raça no Poder Judiciário. Isso existe na Bahia?”. A palestra será ministrada pela presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Pinho, e terá como debatedora a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Salvador, Mônica Kalile. “Também teremos os painéis ‘Os desafios da advogada criminalista na contemporaneidade’, que falará sobre o preconceito sofrido pela mulher na área criminal, até então associada apenas aos homens, e ‘Advocacia e Carreira. Autoestima: construindo os alicerces para o sucesso’, ministrado pelo life coaching Cristiano Saback, que vai tentar mostrar à mulher advogada a sua importância, resgatando sua autoconfiança, para que ela se sinta personagem atuante na OAB”, pontuou Andrea Marques. Complementam a programação as palestras “O olhar feminino e a vida moderna", ministrada pela professora da UFBA Marília Muricy, "Aspectos da formação da legislação processual brasileira e participação da mulher advogada no novo Código de Processo Civil", que terá como palestrante o advogado e professor de Direito Processual Civil Marcelo Ribeiro e como debatedora a advogada e secretária-geral da OAB-BA, Ilana Campos, e palestra de encerramento do conselheiro federal da OAB pela Bahia Fernando Santana. “Esperamos que esse evento seja um marco na discussão do futuro da mulher não só na OAB, mas em outras instituições e espaços de poder. Também esperamos poder contar com a presença de advogados e advogadas de todo o Brasil, afinal de contas as questões de gênero e de minoria devem ser discutidas por toda a sociedade, para que possamos avançar na luta contra o preconceito não só direcionado às mulheres, mas aos negros e  homossexuais também. Contamos com a participação de todos”, concluiu Andrea Marques. Serviço:
1ª Conferência Estadual da Mulher Advogada
Data: 10 e 11/09/2015
Local: Fiesta Convention Center, Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 , Itaigara, Salvador-BA.
Inscrições: http://inscricao.oab-ba.org.br