Publicada em 30/11/2018

OAB-BA realiza I Fórum de Mediação e Práticas Consensuais

Seccional

Comissão de Mediação e Conciliação, com apoio da ESA, promoveu evento na quinta (29) no auditório do Boulevard Side Empresarial.

A Comissão de Mediação e Conciliação da OAB da Bahia realizou, na quinta-feira (29), o I Fórum de Mediação e Práticas Consensuais da Seccional. O evento, que contou com o apoio da ESA, aconteceu no auditório do Boulevard Side Empresarial e reuniu diversos especialistas que debateram os ganhos que essa metodologia vem trazendo para a resolução de conflitos e a importância dos advogados e advogadas nesse processo.

De acordo com a presidente da Comissão de Mediação e Conciliação, Rosane Fagundes, o evento marcou a conclusão de um grande trabalho realizado na atual gestão. "Cumprimos muitas das nossas metas com relação à disseminação da cultura da mediação, das práticas consensuais, sensibilizando a classe em relação à importância desses métodos para os novos modelos de escritório e para essa nova advocacia", afirmou.

O presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Hermes Hilarião, também destacou o trabalho que vem sendo feito pela comissão e a importância dos profissionais do Direito, sobretudo aqueles em início de carreira, terem mais essa possibilidade de atuação. "A Comissão de Mediação vem fazendo um belíssimo trabalho e eu tenho certeza que nos próximos anos será feito muito mais. O evento de hoje consagra tudo que a comissão fez".

A abertura do fórum foi feita pelo palestrante Ricardo Nuckel, diplomado pela universidade de Paris, perito na ONU e no COE e que, desde o ano 2000, intervém nos cinco continentes nas esferas privada e pública, na qualidade de consultor, mediador e formador. Ele apresentou o painel Mediação no Cenário Internacional, Comparativo e Experiências.

"É muito importante que a OAB-BA esteja disseminando a mediação no estado da Bahia porque essa metodologia prevê uma mudança de cultura no relacionamento entre empresas, pessoas, famílias no sentido de reduzir a litigiosidade que ainda é tão forte", frisou.

Ao longo do dia, os presentes assistiram ainda aos painéis Manual de Design de Sistemas de Disputas; A Mediação e suas diversas aplicações; O Novo Paradigma de acesso à Justiça e a Cultura da Paz; A Advocacia frente a Mediação e as Câmaras de Mediação; Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas; e A Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-BA, Conquistas e Desafios.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA

Fotos

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados