Notícias

OAB-BA realiza inspeção em presídio feminino de Salvador

A Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública da OAB-BA realizou nesta sexta-feira (12) a segunda de uma série de inspeções às unidades de detenção do estado da Bahia. Dessa vez, foi visitado o Complexo Penal Feminino de Salvador, no bairro da Mata Escura. De acordo com o presidente da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública, Marcos Melo, todas as unidades penais da Bahia serão visitadas. Ele explicou que, apesar dos problemas encontrados no Complexo Feminino, confia que o trabalho da OAB-BA em parceria com a direção do presídio trará bons resultados. "Precisamos dar um voto de confiança porque a nova diretora está aqui há pouco tempo, mas já demonstrou que está com vontade de fazer o melhor pela unidade e a OAB está aqui para ajudar", disse.
Karina Moitinho, diretora da unidade, acredita que todos os órgãos precisam estar articulados, apoiando uns aos outros e o trabalho da OAB tem sido de grande importância. "A OAB tem contribuído para a elaboração do relatório final, além de outros pontos como a reforma dos parlatórios, para que nós possamos buscar a melhoria da unidade".
Para Alexandre Andrade, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA que acompanhou a inspeção, o trabalho desenvolvido pela Ordem é importante para que tanto a classe quanto a sociedade possam tomar conhecimento da realidade do sistema prisional baiano. "Percebemos diferenças nas unidades. Temos algumas bem conservadas e outras nem tanto. É importante fazermos essa visita e apresentar os resultados para a sociedade". Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA