OAB-BA recebe alunos da Faculdade de Direito da UFBA

Um grupo de alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) visitou, na tarde da última segunda-feira (10), a sede da OAB-BA, na Rua Portão da Piedade. O encontro serviu para aproximar os estudantes da entidade, fazendo-os conhecer melhor a estrutura da Ordem, sua atuação e a vivência da advocacia. O grupo foi recebido pela vice-presidente da seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, pelo secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel, pelo conselheiro federal Antonio Adonias e pela coordenadora da Secretaria de Processos Ético-Disciplinares da seccional, Adriana Melo.

Ao saudar os alunos, Ana Patrícia falou sobre o funcionamento da Ordem e sua estrutura organizacional, com destaque para as comissões, os cursos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), as subseções, o Conselho Consultivo dos Jovens Advogados, salas de apoio aos advogados, os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) e, também, sobre a forte atuação da instituição na defesa da advocacia.

Já Adriana Melo falou sobre a tramitação dos processos ético-disciplinares, explicou como é aplicado o Exame de Ordem e respondeu a perguntas sobre infrações cometidas por advogados.

“A visita à OAB foi extremamente relevante para a formação dos alunos da UFBA, porque lhes permitiu conhecer um pouco das diversas atividades desenvolvidas pela Ordem e sua importância. Estamos muito felizes com essa experiência”, comemorou Ana Patrícia.

A opinião foi compartilhada por Adonias, que destacou a possibilidade de estágio para os alunos. “Este foi um momento importante, por aproximar a Ordem dos estudantes e por mostrá-los como podem se encaixar no nosso quadro de atuação, inclusive com a possibilidade de se inscreverem no nosso quadro de estagiários”, disse.

Para os alunos, a experiência foi enriquecedora. “Às vezes, não temos noção do que é a OAB. Por isso foi tão importante conhecer a Ordem de perto, principalmente a OAB Jovem, que aproxima o aluno da sua futura profissão”, disse a estudante Aline Dias. “Estou me sentido acolhido tanto pela estrutura física quanto pela questão institucional, em relação aos valores que nos foram passados pela vice-presidente. Foi uma visita muito importante e esclarecedora”, concluiu o aluno Ricardo Pereira.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA).