OAB-BA reinaugura sede da subseção de Alagoinhas

Os advogados e advogadas de Alagoinhas, no nordeste baiano, podem contar, a partir de hoje, com uma sede reformada e estruturada para o exercício das suas atividades. Conduzida pelo presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, ao lado da sua diretoria, a reinauguração da nova casa foi realizada na tarde desta quarta-feira (08/11) e contou com as presenças de presidentes de subseção, conselheiros federais e seccionais, representantes políticos, da sociedade civil e do comércio local, além da advocacia da região.

“Sedes como esta servem para que a advocacia possa se articular na luta pelas suas maiores prioridades, que são a defesa das prerrogativas e enfrentamento da crise do Judiciário. Este, portanto, é o corpo da advocacia alagoinhense e precisa da alma de cada um de vocês, para que se encontrem, olhando olhos nos olhos, e definam suas prioridades”, destacou Luiz Viana.

A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, ressaltou o sentimento de união da classe com a inauguração. “O mais importante de reconstruir e reinaugurar uma sede, mais do que um espaço físico, é esse sentimento de união, porque ele nos faz ter a certeza de que nós podemos enfrentar todos os nossos problemas e chamar os amigos para caminharem juntos a nós”.

Sedes dignas

Com recepção, auditório, sala de reunião, sala de informática e um spa da CAAB, além de um memorial, a nova sede foi reformada de acordo com o modelo arquitetônico adotado para as subseções do interior, dentro do Plano de Reformas, Construções e Aquisições de Sedes, em execução pela OAB da Bahia, desde 2014. Além de Alagoinhas, o programa já entregou sedes próprias, novas ou inteiramente reformadas, para as subseções de Bom Jesus da Lapa, Brumado, Guanambi, Ibicaraí, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim e Porto Seguro.

“Esta é a 15ª intervenção em sede de subseção que a OAB da Bahia está realizando e ainda faltam ser entregues as sedes de Valença, Feira de Santana, Serrinha e Itabuna. No total, foram mais de 50 Salas de Advogados entregues. Graças a essas e outras medidas, hoje, quando vamos ao interior, não ouvimos mais que o advogado é tratado de forma diferente do da capital. Parabenizo o presidente Luiz Viana por ter mudado esta lógica”, ressaltou o conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira.

A “luta incansável” da OAB pela defesa das prerrogativas e melhorias no interior também foi tema do discurso do presidente da OAB de Alagoinhas, Paulo César Pinto, que parabenizou o trabalho de Luiz Viana e sua diretoria. “O que me encanta é que, nesta gestão, as coisas não são feitas no pessoal. E minha alegria é ainda maior por saber que a reforma da casa está dentro de um trabalho da seccional, não por privilégio para A ou B. O trabalho que está sendo inaugurado aqui, hoje, representa meta de trabalho, não recompensa eleitoral”, ratificou.

“Com essa nova gestão, a OAB está forte e bem representada estadual e municipalmente também. Esta casa servirá não só para a advocacia, mas para a sociedade, que precisa da categoria para representar seus direitos garantidos. Parabéns ao presidente Luiz Viana pelo seu segundo mandato, que está fortalecendo, ainda mais, a Ordem e valorizando seus colegas”, complementou o presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, Roberto Torres.

Participaram da inauguração o secretário-geral da seccional, Carlos Medauar; o secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel; a conselheira federal Ilana Campos; o presidente e a vice da OAB Jovem, Hermes Hilarião e Sarah Barros; e os presidentes das subseções de Feira de Santana, Marcos Carvalhal; de Jequié, Augusto César; de Jacobina, Marilda Sampaio; de Ipiaú, Maria da Glória; de Coacari, José Nilton; e de Valença, Marcelo Albuquerque. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)