OAB da Bahia mostra resultados de investimentos em seu Portal da Transparência

Um espaço para que a advocacia conheça em detalhes tudo o que é feito dentro da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia. Assim é o Portal da Transparência da Seccional baiana da Ordem, que entrou no ar nesta quarta-feira (1º/02) no endereço transparencia.oab-ba.org.br. A página na web reúne dados gerenciais, financeiros e administrativos, além de um rol de serviços e benefícios que os inscritos na entidade podem usufruir e muitas vezes sequer conhecem. Dentre os destaques está a área reservada a enumerar tudo o que cada órgão interno realiza, com números e com links para cada funcionalidade. Outro ponto que tem chamado a atenção dos primeiros a visitar a página é a explicação detalhada do funcionamento das diversas instâncias e órgãos internos, com os contatos e os nomes de cada representante, que vai desde o Conselho Federal às Subseções, passando pela Escola Superior de Direito (ESA), pela CAAB e seus parceiros, além do Clube dos Advogados e da Procuradoria de Prerrogativas.

Logo na página de abertura, o Portal traz a informação de que está em constante atualização, atendendo a um cronograma de aquisição de novas ferramentas. O sistema em fase de desenvolvimento pela OAB da Bahia e já integrado ao site trará até abril deste ano ainda mais informação direta e ao alcance de um clique. Com ele, será possível, por exemplo saber quantas horas por mês cada advogado dedica voluntariamente à entidade, através da participação em comissões, no Tribunal de Ética, nos órgãos internos como ESA e também nas atividades da Diretoria, do Conselho Pleno e do Conselho Federal.

Acesso fácil - Para o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, “esse portal materializa um antigo desejo de toda a classe e um compromisso dessa Diretoria de tornar cada vez mais simples e fácil o acesso da advocacia baiana ao dia a dia da OAB”. Em um trecho do texto do portal, a OAB da Bahia reafirma a constante disposição que tem se tornado uma marca indiscutível da entidade nos últimos anos de estar sempre de portas abertas para advogadas, advogados, estagiárias, estagiários e estudantes de direito, sem deixar de ser também referência de atuação social e judicial para toda a sociedade.

A diretora-tesoureira da Ordem, Daniela Borges, que participou ativamente de todas as etapas de desenvolvimento do Portal, destaca o caráter dinâmico e a constante evolução a que a página na internet se dispõe desde a sua origem. "A OAB da Bahia tem muito a mostrar e boa parte da advocacia desconhece a maioria das atividades e das ações que a entidade realiza pela classe. Além disso, esse é um excelente suporte para que fique cada vez mais clara a disposição dessa Diretoria e de todos os que fazem a OAB Bahia de ser transparentes e de fazer garantir a defesa das prerrogativas da advocacia e uma entidade cada vez mais forte e atuante", afirmou.

O Portal da Transparência da OAB apresenta também números da contabilidade dos últimos anos e demonstra, através de gráficos de fácil compreensão, o direcionamento dado à aplicação de recursos financeiros na estruturação de serviços fundamentais para a classe e para a estruturação da entidade, que ganhou nos últimos quatro anos nada menos do que 14 sedes de subseções novas ou completamente reformadas, além de dezenas de salas em fóruns e dos modernos e funcionais Centro de Inclusão Digital da OAB-BA e do Centro de Atendimento ao Advogado, no Fórum Ruy Barbosa.