Notícias

OAB da Bahia participa de ato em defesa dos direitos dos transexuais

A OAB da Bahia, através do presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia, Filipe Garbelotto, participou, na última terça-feira (19/05), de um ato ecumênico, pioneiro no país, em que representantes de diversos segmentos religiosos deram bênção a cerca de 15 transexuais e travestis baianos, pela certificação do seu novo nome social. A cerimônia, realizada no Espaço Cultural da Barroquinha, foi uma iniciativa da Instituição Conceição Macedo, com o objetivo de fortalecer a luta e os direitos das mulheres e homens trans na conquista do nome pelo qual preferem ser chamadas(os) cotidianamente, em lugar do oficialmente registrado, que não reflete sua identidade de gênero. 
“A peculiaridade desse ato é reconhecer, perante a sociedade, o respeito pela utilização do nome social das pessoas trans. E é bom ressaltar que nós fomos a única organização de caráter não religioso presente ao evento”, explicou Garbelotto.
Participaram da cerimônia a yalorixá do Yle Axe Abassa de Ogun, Mãe Jaciara, o líder espírita fundador da Cidade da Luz, José Medrado, o pastor Djalma, da Igreja Antioquia, dona Conceição, da Igreja Messiânica, e padre Alfredo, da Fraternidade Sacerdotal Missionários da Caridade.
Entre as transexuais, estiveram presentes Paulete Furacão, secretária-geral do Conselho de Defesa e Promoção dos Direitos da População LGBT na Bahia, Keyla Simpson, Marina Garden, Tuca Peres, entre outras.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)