Notícias

OAB da Bahia participa de seminário da PMBA sobre direitos humanos

A OAB da Bahia, por meio do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Eduardo Rodrigues, participou, na manhã desta quarta-feira (26/07), do seminário "Direitos humanos aplicados à atividade policial militar". Realizado no auditório do Centro de Operações Integradas da PMBA (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o evento contou com a presença de alunos e oficiais da PMBA, com o objetivo de esclarecê-los e aproximá-los de temas relacionados aos direitos humanos.

Para Eduardo Rodrigues, o evento foi muito importante, porque deu à OAB a oportunidade de apresentar aos oficiais da PMBA algumas falácias, como a de que “os direitos humanos não se preocupam com vítimas e policiais”. “Direitos humanos servem, sim, para os bons policiais, que, defendendo a instituição, tentam retirar os maus agentes da atividade”, disse Rodrigues, que ministrou a palestra “Utopia dos direitos humanos em uma sociedade distópica”.

Com opinião semelhante, o tenente-coronel Augusto, chefe da Divisão de Ensino da Academia de Polícia Militar, também destacou a importância do evento. “Esse seminário de direitos humanos foi extremamente importante para nossos alunos, tendo em vista que é um tema que causa muita dúvida e polêmica entre os colegas. Tenho certeza, portanto, que a inserção desses palestrantes hoje, aqui, contribuiu de forma decisiva para a formação profissional dos alunos”, disse.

Entre os temas, foram debatidos, no evento, "O estudo dos direitos humanos na formação policial", pelo capitão Marinho, mestre em Direito Penal, e "Polícia no Brasil sob a perspectiva do alto comissariado das nações unidas para os direitos humanos e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos", por Edmundo Reis, membro do MPBA.

Além de Rodrigues e Augusto, participaram da mesa alta os coronéis Ferreira Melo, Gilson Messias e José Augusto de Oliveira, o major Gildásio de Jesus, o capitão do Exército Brasileiro José Mário Júnior e o promotor de Justiça Edmundo Reis.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)