OAB de Jacobina recebe terreno para construção da sede própria

O dia 23 de dezembro de 2013 entrou para a história da OAB de Jacobina. Na segunda-feira, o Projeto de Doação do Terreno do Executivo Municipal, enviado pelo prefeito Rui Macedo à Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade pelos 15 vereadores da cidade. A doação do terreno da prefeitura para construção da sede da OAB de Jacobina, compromisso de gestão da presidente Marilda Santana, foi um verdadeiro presente para os advogados jacobinenses e anunciou, no Natal, o fim de uma espera de 35 anos pela sede própria, desde que a subseção foi fundada em 1979.

O terreno tem área de 600 m2 e localização estratégica para a advocacia. Fica na Rua Elias Oliveira Cunha, ao fundo da rodoviária, ao lado das sedes do TRT e do TRE, e da Câmara Municipal de Jacobina, a Casa do Povo. Durante a sessão legislativa que aprovou o projeto, a presidente Marilda Santana agradeceu ao prefeito Rui Macedo "pela brilhante iniciativa após 35 anos de OAB em Jacobina, saldando assim uma dívida com os advogados e com os cidadãos desta terra do ouro", ao presidente da Câmara Nilton Sena e aos vereadores de Jacobina, ao presidente da OAB da Bahia Luiz Viana e ao conselheiro federal Maurício Vasconcelos  pelo apoio que vêm dando às lutas e aos pleitos da subseção.

Diversos vereadores elogiaram na tribuna a atuação da OAB de Jacobina e da presidente Marilda Santana. Em 2013, a subseção foi a primeira a realizar uma marcha pelas ruas da cidade, no dia 25 de julho, em companhia da Diretoria e do Conselho Seccional da OAB da Bahia, para denunciar a crise do Judiciário na região e cobrar uma postura firme do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) e do Governo do Estado. "Onde há uma vontade, há um caminho. Onde há boa vontade, há muitos caminhos", declarou a presidente, revelando que graças à luta da OAB, Jacobina encerra o ano com todas as varas completas de juízes e com 49 vagas abertas em concurso público para cartórios extrajudiciais naquela comarca.

Segundo o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana, a doação do terreno "é o primeiro passo para a obtenção da sede própria para a OAB de Jacobina ainda em 2014, dentro do plano de reformas, construções e aquisições de sedes, em execução pela OAB da Bahia, que vai garantir sedes próprias para as nossas subseções". Depois do Feliz Natal em 2013, a presidente Marilda só quer "que em 2014 continuemos a ter coragem de fazer diferente, de inovar, de acreditar e acima de tudo ter atitude".