OAB homenageia Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas pelos 25 anos

O Conselho Pleno da OAB, reunido nesta terça-feira (4), homenageou a Abracrim (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas) pelos seus 25 anos. A homenagem foi feita pelo presidente da OAB, Claudio Lamachia, ao presidente da Abracrim, Elias Mattar Assad. Representando a OAB da Bahia, os conselheiros federais Ilana Campos, Antonio Adonias e Fernando Santana saudaram a vice-presidente da Abracrim-BA, Adriana Abreu, também integrante da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA.

"A Abracrim caminha lado a lado à OAB na luta pelo respeito ao advogado criminalista, para que não tenha violação de prerrogativas, especialmente quando ele está no campo de batalha. Por isso me sinto muito honrada de estar aqui, hoje, e, mais ainda, por saber da pessoa do Elias, que, além de ser um advogado criminalista atuante, é uma pessoa preocupada com os advogados de forma nacional", disse Adriana.

O presidente Claudio Lamachia descreveu a homenagem como um reconhecimento ao papel da Abracrim em busca do fortalecimento da classe. “A Associação luta pela defesa das prerrogativas e a promoção de ações que fortalecem a advocacia criminal e merece nosso aplauso e homenagem em seu Jubileu de Prata. Sem direito de defesa, não temos Estado Democrático de Direito”, destacou.

O presidente nacional da Abracrim falou sobre a emoção de receber a homenagem. “Confesso que nunca imaginei que chegássemos a esta sinergia, na mais pura acepção da palavra. A homenagem do Conselho Federal da OAB à nossa associação ficará em nossas memórias como um dia que jamais anoitecerá. Devemos tudo aos movimentos de cada criminalista da Abracrim”, disse Mattar Assad.

Homenagem à OAB

A Abracrim, em nome da advocacia criminalista, também homenageou o Conselho Federal da OAB – na pessoa do presidente Lamachia – com uma medalha comemorativa dos 25 anos da instituição, assim como o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cassio Telles, como membro honorário. “Gostaria de agradecer, de coração, a acolhida que sempre tivemos por parte da OAB”, afirmou Mattar Assad. “A advocacia criminalista brasileira se sente protegida e fortalecida com a luta incansável do Conselho Federal pelas nossas prerrogativas”, completou.

Também foram homenageados José Roberto Batochio, membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB, e Luiz Flávio Borges D’Urso, conselheiro federal pela OAB São Paulo, ambos ex-presidentes da Abracrim.

Com informações do CFOAB e Abracrim. Foto Eugênio Novaes CFOAB.