Notícias

OAB homenageia IAB

A OAB da Bahia homenageou o IAB, através de seu primeiro presidente, com um busto, colocado em sua sede, o advogado e político negro Francisco Jê Acaiaba de Montezuma, primeiro e único Visconde de Jequitinhonha, nascido em Salvador no dia 23 de março de 1794 e falecido no Rio de Janeiro em 15 de fevereiro de 1870. A inauguração aconteceu no dia 13 de agosto, após a mesa “Advogados negros: mercado de trabalho, avanços e desafios”, promovida pela Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da seccional.

Francisco Montezuma foi fundador e primeiro presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entidade precursora da OAB no Brasil. A homenagem foi proposta pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Sérgio São Bernardo, e aprovada pelo Conselho Pleno da OAB-BA em 2014. Além do presidente Luiz Viana e de São Bernardo, a inauguração contou com a presença da presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial, Dandara Pinho.

"Francisco Montezuma foi fundador e primeiro presidente do IAB, uma organização precursora da OAB no País que é dedicada à promoção do conhecimento jurídico da prática advocatícia. O IAB conta na Bahia com ilustres advogados e é uma entidade pela qual eu tenho profundo respeito", declarou o presidente Luiz Viana. "OAB e IAB são entidades que estão, cada uma dentro das suas competências, irmanadas no fomento ao progresso da advocacia no estado e no país", concluiu.