Notícias

OAB no combate à intolerância religiosa e em defesa do Estado laico

A questão da liberdade religiosa e do combate à intolerância exige um esforço transdisciplinar, coletivo e plural, fortalecido pelo diálogo e pela criação de mecanismos que sensibilizem as diversas religiões e lideranças espirituais acerca do dever de cidadania – direitos e deveres a ela implícitos -, que toda entidade legal e/ou legítima precisa assumir num Estado Democrático. Ainda mais quando o Estado é laico – caso do Brasil -, ou seja, que deve adotar postura de imparcialidade no campo religioso, não favorecendo nenhuma confissão religiosa para que, via reflexa, garanta a proteção isonômica da dignidade da pessoa humana e do exercício da fé de todas as religiões existentes ou que venham a se manifestar.

Ainda acerca do fenômeno religioso é preciso registrar que a intolerância, a discriminação, o desrespeito e a violência são traços humanos que não deveriam comunicar-se com o sagrado. Entretanto, em razão dos crescentes e cada vez mais bárbaros casos de intolerância religiosa levados ao extremo no Brasil, com impacto na fruição de direitos subjetivos, interpessoais e coletivos, se faz necessário o aprofundamento das discussões jurídicas acerca destas temáticas a fim de viabilizar ações educativas efetivas que busquem conscientizar para mudar e ações investigativas para punir e coibir tais condutas reprováveis.

Partindo destas premissas e em defesa da democracia, dos direitos humanos e fundamentais, destacada aqui a liberdade religiosa e de culto, das garantias constitucionais e no combate à intolerância, a OAB da Bahia, através de sua Presidência e das Comissões de Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, convida a todos: sociedade civil, advogados e comunidade acadêmica para um painel especial comemorativo do Dia de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nacionalmente no dia 21 de janeiro, com o tema "O Combate à Intolerância Religiosa e a Defesa do Estado Laico", que será realizado no dia 29/01/2016, das 9h às 13h, no auditório da OAB da Bahia, com entrada franca. Esperamos por vocês! Dandara Pinho
Presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial
Maíra Vida
Advogada