Notícias

OAB pede providências à SSP sobre agressão de policial a advogado

Na tarde desta terça-feira (19), o vice-presidente da OAB da Bahia, Fabrício de Castro Oliveira, esteve em audiência com o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, para pedir providências no caso do advogado Fredy Nunes Dias, agredido no interior da Delegacia de Cruz das Almas pelo policial civil Roque Cerqueira, chefe do Setor de Investigação daquela unidade. O encontro aconteceu no gabinete do secretário, na sede da Secretaria de Segurança Pública, no CAB. Fabrício Oliveira esteve acompanhado pelo advogado agredido, pelo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, Eduardo Rodrigues, e pelo secretário-geral e o secretário adjunto da Subseção da OAB de Santo Antônio de Jesus, Igor Coutinho Souza e Marcelo Velame. Igor Coutinho também representou a Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB da Bahia, da qual é membro efetivo.

Na audiência, o secretário Maurício Barbosa prometeu empenho na apuração da denúncia de agressão ao advogado e afirmou que a Corregedoria-Geral da SSP tomará todas as providências cabíveis. O vice-presidente da OAB também cobrou celeridade na apuração do assassinato do advogado José Urbano do Nascimento Júnior, morto a tiros na cidade de Rio Real no ano passado, crime que completou um ano sem solução no último dia 10 de novembro. Fabrício ouviu do secretário o compromisso de não poupar esforços na investigação. O vice-presidente afirmou que a audiência "foi muito boa, pois o secretário se mostrou sensível às demandas da OAB e prometeu empenho na apuração dos casos". "No encontro ficou claro o interesse mútuo em ampliar a colaboração entre a OAB e SSP na resolução de casos como os que apresentamos", completou.

Na oportunidade, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB da Bahia, Eduardo Rodrigues, convidou o secretário Barbosa para a audiência pública que irá debater a "Violência Policial e o Desafio dos Direitos Humanos na Bahia", que acontece no dia 3 de dezembro, às 8h30, na sede da OAB, nos Barris. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA