"Para advogar na Bahia, é preciso ter força de vontade e persistência", diz Luiz Viana

A OAB da Bahia entregou carteiras a 99 advogados em cerimônias realizadas na última segunda-feira (11/07). As solenidades aconteceram na sede da seccional, na Rua Portão da Piedade, e foram conduzidas pelo presidente da entidade, Luiz Viana Queiroz. "Vocês são seus próprios sonhos. Por isso, guardem eles num cantinho especial do coração, a partir de hoje, e, sempre que tiverem dúvidas sobre a advocacia, voltem para resgatá-los de lá", disse Viana.

Dando continuidade à sua apresentação, o presidente da OAB-BA voltou a falar sobre a dificuldade de se advogar na Bahia. "Para advogar aqui, é preciso ter força de vontade e persistência. Mas é possível produzir pérolas", afirmou, em alusão à obra "Ostra Feliz não faz Pérola", de Rubem Alves. "Tenho 31 anos nesta jornada e, nesse caminho, fiz muitas pérolas, sofri muito, mas consegui sobreviver à minha própria tragédia. Por isso digo: nunca percam a esperança de que isso tudo vai dar certo", complementou.

Orador de uma das solenidades, o conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira citou Benjamim Franklin em seu discurso. "'A indecisão é uma decisão'. Os novos colegas que optarem pela advocacia devem se dedicar à carreira plenamente. A advocacia é egoísta, não tem horário e exige muita dedicação", disse. O conselheiro falou, ainda, sobre a necessidade de participação dos advogados junto à OAB e da tomada de posição a favor da liberdade e do estado democrático de direito.

Com discurso voltado aos problemas da profissão e falando sobre a necessidade de coragem para exercê-la, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, afirmou que, mesmo diante das dificuldades, "a advocacia ainda é uma carreira promissora e quem a escolheu deve seguir com felicidade, dinamismo e competência".

Participaram das solenidades o secretário-geral adjunto da OAB, Pedro Nizan Gurgel, o conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira, os membros da OAB Jovem José Augusto e Joeline Souza e os advogados Camila Coutinho, Geraldo Magela, Cleudison Bastos, Leonardo Bacellar, Adriano Fonseca e Raul Chaves.

Também na segunda-feira (11), foi realizada uma cerimônia para entrega de carteiras a 42 estagiários, que contou com as presenças de Nizan e dos advogados Carlos Mascarenhas e Augusto Vasconcelos.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)