Notícias

Participação do advogado na mediação é tema de palestra na ESA-BA

“Advocacia da Mediação” foi o tema da palestra do vice-presidente da Comissão de Mediação do CFOAB, Ricardo César Dornelles, na manhã desta terça-feira (30/05). Promovido pela Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), Comissão de Mediação da OAB-BA e Conselho Consultivo dos Jovens Advogados (CCJA) da seccional, o encontro aconteceu na sede da ESA-BA, na Rua do Carro, e reuniu profissionais e estudantes da área, para tratar sobre a participação do advogado na mediação.

Após destacar a iniciativa da OAB-BA e a visão que o presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, tem da advocacia moderna, Dornelles fez uma explanação sobre a importância da mediação na área jurídica. “Para o advogado, o método é uma maneira de encontrar uma alternativa à judicialização, para que possa, junto a outros escritórios e clientes, compor uma situação dos seus interesses ocultos, que estão por trás de todos os conflitos”, disse.

A presidente da Comissão de Mediação da OAB-BA, Rosane Fagundes, afirmou que “o curso foi uma importante iniciativa, que serviu para trazer novas ideias e uma perspectiva de atuação inovadora para a área”. “Os advogados precisam, de fato, se engajar nesta nova modalidade de trabalho, porque a mediação vem com tudo”, complementou.

Com opinião semelhante, a diretora-geral da ESA-BA, Cyntia Possídio, também destacou a importância da palestra para a discussão da mediação na advocacia. “O encontro foi uma excelente oportunidade para debatermos este importante instrumento de pacificação pessoal e social, que tem ganhado enorme espaço na área jurídica. Estamos, portanto, felizes com os resultados e esperançosos de que iremos avançar, ainda mais, com a realização de novos encontros como este”, concluiu. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)