Publicada em 30/07/2018

Pedido de desfiliação do Desembargador Sérgio Cafezeiro da Anamages

Seccional

Ao Presidente da Anamages
Magid Nauef Láuar

Pedido de desfiliação desta respeitável associação e resposta ao quinto constitucional

Foi a maior decepção de minha vida, como cidadão probo e como Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, cujo acesso se deu em face do quinto constitucional, a leitura de sua lamentável entrevista.

O quinto constitucional, no Estado em que exerço a magistratura, jamais fôra preenchido por advogados fracassados e sem conhecimento jurídico para o exercício do nobilante mister.

Uma ofensa de descomunal gravidade, que atinge a todos que tiveram acesso aos Tribunais de Justiças Estaduais e Federais pelo quinto constitucional, previsto na Lex Legum vigente, iça à colação, o meu repúdio veemente, porque meus genitores me educaram com a distinção do respeito a todos os cidadãos, independentemente de quem sejam e dos cargos que exerçam.

Não tive apadrinhamento político na minha ascensão ao cargo de Desembargador pelo quinto constitucional. Para satisfazer a curiosidade de Vossa Excelência, não sou um profissional fracassado de parcos conhecimentos jurídicos.

As ofensas generalizadas - sem motivação alguma - contra os integrantes do quinto constitucional dos tribunais do país, me fazem rememorar Benjamim Franklin, citado em This is America:

"Write injuries in dust, benefits in marble"

"Escreve as ofensas em pó, os benefícios no mármore"

Vossa Excelência, no entanto, ao menosprezar essa regra básica e generalizar as ofensas sem o mais tênue receio das consequências, as transcreveu no mármore, sedimentando-as para sempre na memória dos ofendidos.

A atitude inaceitável, que repudio veementemente, me conduz, sem rodeios e sem meias palavras, a requerer minha desfiliação dessa honrosa associação presidida por Vossa Excelência.

Finalizando: Fique em paz, não ofenda os que honram a toga, com os mesmos cuidados e preparo jurídico dos colegas concursados.

Esse pedido de desfiliação é irretratável.

Salvador, 16 de julho de 2018

Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro
Desembargador pelo quinto constitucional  

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados