“Política de alto nível não se faz sem as instituições democráticas”, diz Luiz Viana

A crise política brasileira voltou a ser tema do discurso do presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, em duas cerimônias de entrega de carteira a 118 advogados, realizadas na sede da entidade, na manhã da última sexta-feira (19/05). Ao falar sobre um dos momentos políticos mais “difíceis” da história do país, Viana afirmou que “o Brasil não superará sua crise, fazendo, apenas, uma reflexão poética”. “Tem que fazer política de alto nível. E política de alto nível não se faz sem as instituições democráticas. Temos que enfrentar essa crise e dizer que não aceitamos corrupção no Brasil”, ressaltou.

Sobre o afastamento do presidente Michel Temer, votado por unanimidade, no mesmo dia, à tarde, pelo Conselho Pleno da OAB-BA, Viana afirmou que “a OAB decidiu pedir o impeachment do presidente, sem medo de agradar ou desagradar ninguém”. “A Ordem faz política institucional, não política partidária. Foi por isso que, quando a OAB se manifestou, já há algum tempo, pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff, pediu o do vice também”, complementou.

Ainda na solenidade, o presidente da subseção de Alagoinhas, Paulo Cézar Pinto, destacou o papel da OAB na crise política. “Nós, a Ordem, somos a instituição mais bela e mais forte deste país, porque temos a maior e melhor função social do Brasil, que é defender o povo e suas demandas. E os senhores e senhoras, a partir de hoje, estão convocados a aderir a causa de defender o país nesse momento tão difícil da nossa história”, convocou.

Por fim, a tesoureira da OAB-BA, Daniela Borges, fez um discurso voltado às escolhas na profissão. “Nossa vida é feita de opções todos os dias. E, todos os dias, nós precisamos, enquanto profissionais e cidadãos, optar pelo caminho do bom e do certo. É muito importante sermos éticos e termos coragem para exercermos a profissão, dentro do limite da moral e da boa conduta”, pontuou.

Participaram das solenidades o secretário-geral da OAB-BA, Carlos Medauar, os conselheiros federais Fabrício de Castro Oliveira e Ilana Campos, o conselheiro seccional Adilsom Affonso de Castro, a vice-presidente da OAB Jovem, Sara Barros, e os advogados Oswaldo Laranjeira, Priscila de Oliveira, Luiz Estácio Lopes, Daniela Silvany e Fabrício Araújo. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)