Presidentes das subseções do Norte discutem dificuldades da advocacia na região

Um Colégio de Presidentes das Subseções do Norte baiano aconteceu na última terça-feira (06/06), na sede OAB de Senhor do Bonfim. Realizado como parte dos encontros que acontecerão em todas as regiões, antes do Colégio Estadual de Presidentes da OAB-BA, o colégio regional foi conduzido pelo presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, acompanhado pela vice-presidente Ana Patrícia Dantas Leão, pelo secretário-geral adjunto Pedro Nizan Gurgel e pelo conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira, e contou as presenças dos presidentes das subseções de Irecê, Jaques Douglas, de Jacobina, Marilda Sampaio, Campo Formoso, Franklin da Silva, e Juazeiro, Aderbal Viana, além de Antonio Raymundo Campos, de Senhor do Bonfim.

Na pauta, foram debatidas políticas de fortalecimento às prerrogativas, realização das Conferências Estadual e Nacional da Advocacia e implantação de medidas contrárias à agregação de comarcas no estado. “Aproveitamos este encontro para, mais uma vez, nos posicionarmos contrários à agregação, aprovando, inclusive, uma sugestão às prefeituras de que não arquem com os ônus envolvidos no processo, que é o que vem se desenhando”, destacou Antonio Raymundo.

Ainda no Colégio, foi realizada uma palestra sobre os limites da publicidade na advocacia e assinado um documento, a ser encaminhado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), solicitando a elevação da comarca de Senhor do Bonfim, que é intermediária, para a categoria especial.

"Saímos daqui muito satisfeitos com o encontro e com a certeza de que levantamos importantes questões a serem levadas ao nosso Colégio Estadual de Presidentes", destacou Antonio Raiymundo.

O presidente da OAB de Campo Formoso, Franklin da Silva, também comemorou o resultado do encontro. "Foi um debate muito proveitoso, que serviu como aprendizado e troca de experiência entre os advogados da região. Saímos daqui felizes e esperançosos de que dias melhores virão", concluiu. Segundo o secretário-geral adjunto da OAB-BA, Pedro Nizan Gurgel, "esse segundo colégio regional, desta vez com as subseções do Norte, faz parte do projeto de interiorização da Ordem, no sentido de buscar, agora por região, os problemas que afligem a advocacia e os caminhos para solucioná-los". Para o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, "os encontros regionais são essenciais para a discussão dos anseios e necessidades dos advogados do interior, em prol do fortalecimento da classe".