Notícias

Presidentes de Comissões de Mediação da OAB se reúnem nesta segunda-feira (29)

A OAB da Bahia sedia, nesta segunda-feira (29/05), às 9h, a Reunião do Colégio de Presidentes de Comissões de Mediação da OAB, para a discussão de medidas de fortalecimento do método na entidade. Organizado pelo conselheiro federal pela Bahia Antonio Adonias, o encontro contará com as presenças de presidentes e membros das Comissões de Mediação de todas as seccionais da OAB e será transmitido ao vivo, na página da OAB-BA, no Facebook.

Estão confirmadas as presenças do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, do presidente e vice-presidente da Comissão Nacional de Mediação do CFOAB, Arnold Wald e Ricardo César Dornelles, respectivamente, da membro consultora da comissão Elsa de Mattos e da presidente da Comissão de Mediação da seccional baiana, Rosane Fagundes.

“O encontro será uma excelente oportunidades para discutirmos a mediação, um importante instrumento de pacificação pessoal e social, que tem fomentado o diálogo e evitado a judicialização de milhares de processos no país. Estamos, portanto, felizes e esperançosos de que este será um importante marco, que trará inúmeras contribuições para a classe”, disse Luiz Viana. Para a Rosane Fagundes, "o encontro será uma excelente oportunidade para avaliar as experiências e metas que cada comissão vem desenvolvendo em seus estados". "Esses encontros nacionais são fundamentais no aprimoramento da pratica da mediação e no estreitamento dos vínculos entre as Comissões. Ganham todos”, disse.

Além de apresentações das comissões, serão discutidas, na reunião, a criação de encontros regionais e centros de mediação, realização de cursos e participação dos advogados em mediações. “Faremos uma programação especial, durante o dia inteiro, em prol do fortalecimento da mediação na OAB. Temos certeza que sairemos daqui com excelentes propostas para a advocacia”, concluiu Adonias. Programação: 8h:30 às 9h – Recepção e credenciamento 9h – Abertura (Presidente da Seccional, Presidente da Comissão Mediação do CFOAB e Presidente da Comissão de Mediação BA) 9:30h – Apresentação da Comissão Nacional – Presidente da Comissão do CFOAB (principais ações e metas) 10h - Apresentação de cada Comissão Seccional (principais ações e metas)  12:30h as 14h – Almoço 14h as 17h – Apreciação dos temas: Desmembramento das Comissões de Mediação e de Arbitragem Cartilha Estímulo à criação de encontros regionais, com eleição de responsáveis por cada  encontro Cursos ENA e ESAS  Conflitos e Impedimentos (art. 167, §5º do CPC e enunciado 47 do FONAMEC) Participação dos advogados em mediações pré-processuais dos CEJUSCs (Enunciados 21 e 29 do Fonamec) e em plataformas on line que não respeitem o dever de confidencialidade Estímulo à criação dos centros de mediação Conferência Nacional Data do próximo Colégio 17h – Encerramento e assinatura da ata/carta  19h – Jantar