Notícias

Programa de cursos sobre novo CPC chega ao interior

Dando continuidade ao Programa de Cursos sobre o novo Código de Processo Civil, a OAB da Bahia, por meio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), promoveu, nos dias 22 e 23 de maio, aulas nas subseções de Feira de Santana, Lauro de Freitas, Paulo Afonso e Vitória da Conquista. Os encontros foram acompanhados pelo diretor-geral e diretor-secretário da ESA/BA, Luiz Coutinho e Fabiano Pimentel, respectivamente, e pelo conselheiro federal André Godinho. Com o objetivo de atualizar os advogados sobre as principais mudanças acerca do novo código, os cursos serão ministrados nas 32 subseções da OAB-BA no interior do estado, além de Salvador. De acordo com Luiz Coutinho, "esse é o maior programa de ensino já pensado na seção da Bahia. Nós vamos oferecer 70 módulos de cursos para os advogados se prepararem acerca do novo CPC. Os professores são de altíssima qualidade e a adesão da classe tem sido enorme". "A ESA, portanto, está preparando e atualizando os advogados, para que, uma vez qualificados, eles não corram o risco de ficar fora do mercado de trabalho”, revelou o diretor-geral da ESA/BA. "Essa atualização tem sido muito recebida pela classe na Bahia, uma vez que o novo código traz uma série de conquistas que precisam ser conhecidas pelos advogados, como os honorários advocatícios, honorários para a advocacia pública, honorários por fase de recurso, intimação em nome das sociedades dos advogados, contagem de prazo em dias úteis e tantas outras”, complementou o conselheiro André Godinho. De Salvador, o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, acompanhou as ações no interior. "Nossa gestão vem colocando o advogado em primeiro lugar, tanto na capital quanto no interior, seja na defesa das prerrogativas, na luta por um Judiciário melhor, na melhoria da estrutura das sedes e salas da OAB, e também na qualificação e atualização destes profissionais", afirmou Viana. "E como o novo CPC não poderia ser diferente. Então este programa de cursos reflete a nossa prioridade, que é o advogado", completou Viana. Comemorando a chegada do programa no interior, os presidentes das subseções de Paulo Afonso, Feira de Santana e Lauro de Freitas agradeceram à OAB-BA e à ESA/BA e falaram sobre a importância da atualização sobre o novo CPC:  “Estamos abrindo esta série de cursos do CPC aqui, no interior, com a consciência de que ele trará inúmeros benefícios para todos nós. Queremos agradecer, então, à escola e à seccional baiana por esse trabalho de interiorização brilhante que eles têm feito. Tudo que o advogado da capital tem direito, nós, agora, temos direito aqui, também”, ressaltou a presidente da OAB de Paulo Afonso, Maria do Socorro Rolim.

No mesmo final de semana a ESA-BA promoveu ainda o curso de Português, em Itabuna, e de Oratória, em Teixeira de Freitas, alcançando seis subseções da OAB, dando seguimento ao projeto de interiorização das ações da escola.

“Essa iniciativa da ESA e da OAB-BA em trazer esse curso para Feira é de grande valia, pois garante aos advogados daqui uma atualização sobre o novo Código de Processo Civil. A OAB da Bahia tem mostrado, portanto, que está participativa, também, no interior”, destacou o presidente da subseção de Feira de Santana, Pedro Mascarenhas. “A quantidade de pessoas interessadas nas aulas reflete a importância do curso e a vontade que os advogados estão tendo de se aperfeiçoar antes mesmo de o novo código entre em vigor”, complementou a presidente da OAB-BA de Lauro de Freitas, Soraya Franco. De acordo com o presidente Luiz Viana, “devido aos estrondoso sucesso, os cursos sobre o novo CPC continuam em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Paulo Afonso e Vitória da Conquista”. As próximas aulas sobre o novo Código de Processo Civil no interior serão nos dias 19 e 20 de junho, nas subseções de Barreiras, Guanambi, Itabuna e Serrinha. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)