Notícias

[Público lota Teatro Candinha Dória, em Itabuna, para ver espetáculo sobre Luiz Gama]

Público lota Teatro Candinha Dória, em Itabuna, para ver espetáculo sobre Luiz Gama

Montagem integra projeto ADVcultural da CAAB

 

Sucesso total a encenação da peça ‘Luiz Gama – uma voz pela liberdade’, que a CAAB promoveu na noite desta quinta-feira (08/08), no Tetro Candinha Dória, em Itabuna, através do seu projeto ADVcultural, cujo objetivo é levar cultura para advogados e advogados em Salvador e no interior do estado. O evento ainda arrecadou mais de uma toneladas de alimentos que serão doados a instituições de caridade.

“Estou muito feliz em ver o Candinha Dória lotado para a primeira apresentação da peça Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade. A estreia não poderia ter sido melhor! Além de trazer à luz a história desse nome importante para a advocacia baiana, conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos cuja destinação serão instituições de caridade de Itabuna”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, agradecendo o apoio da classe ao ADVcultural.

O presidente da subseção da OAB-BA de Itabuna, Edmilton Carneiro, disse que, mais uma vez, a CAAB avança e mostra sua preocupação em atender os advogados e advogados que atuam no interior, desta vez levando cultura. “Um evento espetacular que vai marcar história em Itabuna por ter sido a peça que marca a estreia dos espetáculos no novo teatro. Outro dado importante é que fala da vida de Luiz Gama, um advogado baiano, negro e herói nacional”, frisa parabenizando a Caixa de Assistência e acrescenta que  “Um bonito espetáculo que merece ser visto em toda a Bahia, pois enaltece a advocacia baiana”.


“Mais uma iniciativa maravilhosa da CAAB, que, mais uma vez, traz cultura para Itabuna, com uma peça que conta a história de Luiz Gama a qual não conhecíamos. Muito bom saber desse baiano que nos orgulha. Um advogado que não conhecíamos, mas que temos um pouco dele dentro de cada um de nós advogados em nossa luta contra as injustiças e pelos direitos humanos”, disse Frederico Ico Oliveira, delegado da CAAB em Itabuna acrescentando que na cidade o comentário é peça. “Muita gente que não foi se arrependeu após ouvir os comentários”.

A peça é uma das várias iniciativas promovidas pela CAAB para celebrar o Dia da Advocacia – comemorado em 11 de agosto – Além de Itabuna o espetáculo será exibido em Salvador, no Teatro Jorge Amado, na Pituba, às 20h30 desta sexta-feira (09/08), e em Vitória da Conquista, no sábado (10/08), às 20h30, no Mediterrâneo Eventos. Como forma de promover o social, a Caixa de Assistência optou por não cobrar o valor do ingresso e trocá-los por dois quilos de alimentos não perecíveis, destinando o que for arrecadado para instituições assistenciais.

O espetáculo, dirigido por Ricardo Torres com roteiro idealizado pelo ator e roteirista Deo Garcez, traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade. No palco, ele atua ao lado da atriz Nívia Helen, que interpreta a guerreira africana Luísa Mahin, mãe de Luiz Gama. As cenas trazem ainda, diálogos que evocam a luta contra o racismo e a discriminação presente na sociedade brasileira da época.

SOBRE LUIZ GAMA – Nascido em 21 de junho 1830, em Salvador/BA, Luiz Gama foi um abolicionista negro que libertou mais de 500 escravos no Brasil pela via judicial. Apesar de ter nascido livre, foi vendido como escravo pelo pai aos 10 anos de idade para pagamento de dívida de jogo. Ele exercia a advocacia sem ter o título, o que era permitido na época.

Morreu em 24 de agosto de 1882, antes da abolição ser concretizada. Em 2015, 133 anos após sua morte, ele foi reconhecido como advogado pela OAB. Em 17 de janeiro de 2018, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 13.629, que declara o advogado Luiz Gonzaga Pinto da Gama, Luiz Gama, patrono da abolição da escravidão do Brasil. Nessa mesma data foi publicada a Lei 13.628, a qual inscreve o nome de Luiz Gama no Livro dos Heróis da Pátria.

Fonte: CAAB

Tags: