Quinto Constitucional 2015: OAB-BA define lista sêxtupla; veja os mais votados

Lia Barroso (3358 votos), Custódio Lacerda Brito (2117 votos), Sérgio Nogueira Reis (1750 votos), Sérgio Cafezeiro (1699 votos), César Eneias Martins Machado (945 votos) e Kleber Santos Andrade (779 votos). São estes, por ordem de votação, os componentes da lista sêxtupla escolhida nesta quarta-feira (30) em consulta direta à classe dos advogados baianos, que teve ainda 221 votos nulos e 186 brancos e uma participação recorde da categoria, com 5.330 votantes. Os seis eleitos concorrem à vaga de desembargador, reservada à advocacia pelo quinto constitucional, com assento na Câmara Especial do Extremo Oeste Baiano. A lista segue agora para o Tribunal de Justiça, que vai elaborar uma lista tríplice que será enviada ao governador Rui Costa para escolha do novo desembargador.

Cumprindo um compromisso assumido com a classe, a atual gestão da OAB da Bahia restabeleceu a consulta direta aos advogados para elaboração da lista sêxtupla, que durante 10 anos foi escolhida pelo Conselho Seccional. Esta foi a terceira vez consecutiva que a lista foi decidida pelo voto direto dos advogados baianos. A primeira foi em 4 de junho de 2013 e a segunda em 8 de abril de 2014. Desta vez, apesar de serem seis candidaturas homologadas para seis vagas na lista, o Conselho Pleno da OAB-BA decidiu manter a votação para que a classe pudesse demonstrar suas preferências pela ordem de votação.

A novidade este ano foi votação on-line, via web, no horário contínuo das 9h às 18h, de modo que os advogados da capital e do interior puderam votar com toda comodidade e segurança de suas casas ou escritórios, utilizando computadores, tablets ou smartphones. E a participação foi ainda maior que a dos anos anteriores, com 5.330 votantes, superando os 3.890 participantes da consulta de 2013 e os 1.715 votantes de 2014. E tudo isso com mais economia para a OAB, que não precisou montar a estrutura física para o pleito na capital e nas 33 subseções do interior.

O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, se disse "exultante com a grande participação dos advogados baianos que em uma votação recorde, com mais de cinco mil votantes, demonstraram suas preferências de maneira democrática, segura e moderna, elaborando uma lista sêxtupla que muito honra a advocacia da Bahia e que teremos orgulho de encaminhar ao Tribunal". "Quero parabenizar os seis candidatos, a comissão eleitoral, nosso pessoal da OAB, que trabalhou muito nesta eleição, e toda a advocacia da Bahia", completou.

O voto foi facultativo e só puderam votar os advogados que estavam em situação regular e adimplentes com todas as anuidades devidas à Ordem. O sistema utilizado na votação foi o VOTUS, que usa SSL para transmitir dados entre o navegador de internet e os servidores e é considerado extremamente seguro e privado.